A 3ª agenda de eventos da Jornada Integração no Centro-Sul ficou encerrada na noite da quinta-feira, 11, com a realização do curso sequencial. Este tipo de formação está incluso no cronograma da Jornada desde a primeira edição e visa a qualificar e a melhor preparar empresários e colaboradores para os desafios do varejo, de olho na ‘excelência’ do atendimento.
Nas outras cidades do Centro-Sul (Acopiara, Jucás e Orós), os cursos sequenciais já vinham acontecendo desde o dia 28 de junho. A última capacitação estava agendada para esta quinta-feira, 11, no auditório da CDL de Iguatu.
Com o tema ‘Gestão de Atendimento – como aumentar as vendas e gerar a satisfação do cliente’, o instrutor Clione Cruz trabalhou com seis módulos, usando uma linguagem simples e atual, citando episódios do dia a dia dos profissionais nas empresas, os desafios, os ‘gargalos’ e como cada um pode lidar com as situações mais diferentes no relacionamento cliente-empresa-negócio.
O público presente era formado por empresários, gerentes, colaboradores e outros executivos do comércio.
Sempre buscando a interação do público e participação, o instrutor citou situações que envolvem concentração, desenvoltura e a postura diante do cliente. “Sua postura diz muito sobre você, não precisa você falar nada, por si só, sua postura já fala”, lembrou.
Clione lembrou que o mercado tem um novo perfil de cliente, muito mais exigente e antenado com o mundo das vendas. O instrutor voltou a bater na mesma tecla de que é a empresa, a loja, o consultor de vendas que precisam entender o cliente e saber o que ele quer. Segundo ele, com as redes sociais, o WhatsApp e o Instagram, vão ter cada vez menos lojas cheias e clientes percorrendo os canais digitais e comprando por lá mesmo, sem ir sequer à loja física. “O cliente de agora consulta preço, produto, promoção, pede, paga, recebe em casa, tudo pelos canais digitais, então é a gente que precisa encontrar ele para fechar venda”, lembrou.
Em todos os módulos aplicados, ‘Técnicas de Vendas’, Técnica de Atendimento’, ‘Ferramentas e Recursos’, ‘Comunicação’, ‘Ética e Profissionalismo’ e ‘Cliente’, Clione Cruz enfatizou que o vendedor não pode perder de vista a capacidade de trabalhar para fidelizar seu cliente, para que ele retorne para fazer novas compras. Ele citou os casos das empresas que estão automatizando as lojas, e indo para o mundo virtual, porque é lá que o cliente está. “Vamos continuar trabalhando e cuidando da loja física, mas a loja virtual é uma realidade da qual não podemos mais retroagir”.
O encerramento da Jornada 2024 Integração será no próximo dia 19, a partir das 18h30, no auditório da CDL, com a presença do presidente da FCDL/CE, Freitas Cordeiro, o presidente da CDL de Iguatu, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’ e presidentes de CDLs da região.
Haverá apresentação de balanço das ações da Jornada, entrega simbólica de alimentos doados para instituições filantrópicas, sorteio de PIX de R$ 300,00 e R$ 500,00 e sorteio do Caminhão de Prêmios. Pelas regras da Jornada ganha a premiação do caminhão a empresa cujo representante esteja presente. Havendo o sorteio, se o ganhador não estiver presente, um outro sorteio será feito. A premiação do caminhão é composta por eletrodomésticos, eletroeletrônicos e utensílios.
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