Já com expectativa de abrir vagas para novas turmas, o Centro Vocacional Tecnológico – CVT, em Iguatu, inicia na segunda-feira, 23, a primeira turma do curso de jardinagem. As aulas serão presenciais pelo período da manhã com carga horária de 164h/aula. O objetivo é capacitar as pessoas para o mercado de trabalho.
“São 30 vagas neste primeiro momento. É uma satisfação pra gente poder realizar esse curso. É uma preocupação do Governo do Estado em ofertar qualificação para os cearenses.”, comentou Cida Albuquerque, coordenadora do CVT de Iguatu, afirmando ainda que outros cursos também são disponibilizados pela instituição. “Mas, além do curso de jardinagem, vamos iniciar o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ainda temos vagas às pessoas interessadas podem nos procurar e fazer inscrições. Daqui a pouco precisaremos intérpretes de Libras em todos os espaços públicos e privados. Tudo gratuito. Uma programação do Centec, cujo nosso diretor presidente Acrísio Sena está empenhando em trazer mais cursos para nossa unidade, para em Iguatu.
De acordo com a coordenação do CVT, o mercado de trabalho é interessante e remunera bem. “Quanto mais especializado ele for, melhora a remuneração do trabalhador. Esse é um curso profissional, cujo objetivo é formar profissionais para o mercado de trabalho. Os participantes claro que poderão aprender a usar em casa, usar para si, como hobby. É um curso de 164 horas/aula. Portanto, a pessoa vai poder realizar essas atividades de maneira muito mais eficiente”, ponderou o professor do curso de jardinagem, Dauyzio Silva, que também é ambientalista.
Aprendizado
Os participantes poderão planejar um jardim. “Vão conhecer vários tipos de plantas, jardins diferentes. Plantas que podem ser usadas no jardim e as que a gente não está habituado em usar, mas que são comuns na jardinagem. Vai aprender a planejar um jardim com o cliente, a jardinagem de uma praça. Vai aprender a fazer as manutenções básicas de um jardim. O preparo do canteiro, as plantas, o tipo de estrutura de plantas, além dos ornamentos que um jardim tem que ter. Aprender a fazer um manejo especializado de poda, parte de grama. Além de aprender irrigação, adubação. O uso de defensivos naturais e químicos também. Além do módulo de produção de mudas, porque a jardinagem depende muito da produção de mudas, mas também é um ramo a parte. A pessoa pode trabalhar na produção de mudas. É um curso que vai dar uma amplitude maior para esse trabalhador”, ressaltou Dauyzio.
Os cursos oferecidos contam com aulas práticas e dinâmicas que conectam às inovações da área, sempre com espaço para tirar dúvidas e trocar experiências. Para mais informações, as pessoas podem acessar o perfil do CVT de Iguatu. @cvt_iguatu e também pelo site do Centec: www.centec.org.br.
0 comentários