Decreto municipal suspende aulas presenciais

15/05/2021

Desde quarta-feira, 12, as aulas presenciais em Iguatu somente acontecem para a Educação Infantil, isso porque no início desta semana foi divulgado novo decreto municipal suspendendo aulas presenciais a partir do Ensino Fundamental, conforme vinha acontecendo para rede particular de ensino. A medida foi anunciada pela gestão municipal como forma de combater a propagação da Covid-19, depois do registro de casos positivos em escolas particulares no município. O comércio de rua segue funcionando das 8h às 14h, durante a semana. Já no final de semana, o horário vigente é das 7h às 13h.

“A gente foi pego de surpresa. Soubemos desse novo decreto proibindo aulas presenciais já agora pela manhã. Não teve como avisar aos pais. Seguimos com as aulas, não como afronta às autoridades, nem ao decreto. É porque não sabíamos. Para pequenas escolas tem sido difícil, financeiramente. Vamos seguindo todas as medidas de segurança sanitária. Poucos alunos por sala, distanciamento entre as carteiras, além de lavatórios e álcool em gel à disposição”, comentou Gorete Lobo, diretora de escola particular. Segundo Gorete, por conta da pandemia, as unidades de ensino passam por dificuldades financeiras relacionadas a perdas de estudantes e inadimplência.

O novo decreto municipal ressalta ainda que o comércio de rua e serviços, inclusive escritórios em geral, pode funcionar com limitação de 40% da capacidade de atendimento das 8h às 14h. Aos finais de semana das 7h às 13h.

O documento determina a suspensão das aulas presenciais a partir do ensino fundamental nas escolas públicas ou privadas.

Dados preocupantes

Em Iguatu, até ontem, sexta-feira, 14, de acordo com dados do Boletim Covid-19, da Secretaria de Saúde havia 804 casos suspeitos; 1.039 pessoas em isolamento domiciliar, 21 internações clínicas e 14 positivos em UTI. A taxa de ocupação em UTI está em 96,7%, dos 30 leitos, 29 estão ocupados. No Hospital Regional 90%, na Casa de Saúde e Hospital São Vicente com 100%, dos dez leitos ocupados. Os crescentes casos de contaminação e mortes em decorrência da doença levaram a gestão municipal a adotar essas medidas preventivas.

“Os números sempre são preocupantes, o que a gente tem percebido nas últimas semanas que eles não têm decrescido. Isso levou a gestão municipal a tomar medidas mais duras, vamos dizer assim, para que a gente trabalhe também a questão da educação, da sensibilização da população para que ela mesma se conscientize mais ainda, que a gente precisa manter o isolamento social, que a gente precisa usar máscaras, fazer a higienização das mãos, porque a vacina não chegou para todo mundo. Enquanto a vacina não chegar para todo mundo, a gente não consegue estancar a proliferação desse vírus, se não com essas medidas mais restritivas e preventivas”, explicou Fernando Fernandes, secretário de Saúde de Iguatu, pedindo o apoio da população para que juntos combatam esse vírus tão agressivo e mortal.

O documento determina a suspensão das aulas presenciais a partir do ensino fundamental nas escolas públicas ou privadas. Atividades cujo ensino remoto seja inviável ou incompatível entre treinamentos para profissionais da saúde e aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, podem acontecer de forma presencial, mas seguindo todas as medidas sanitárias necessárias.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *