Defensoria em Movimento realiza 44 atendimentos em Iguatu

15/03/2025

 

Através do projeto ‘Defensoria em Movimento’, cerca de 44 atendimentos foram realizados durante os dois dias em que o Caminhão da Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve em Iguatu, nos dias 11 e 12 de março. As demandas ficaram concentradas em casos que envolvem ‘direito de família’ e ‘consumidor’.

Os atendimentos de modo gratuitos ocorreram na Praça da Criança, aonde o caminhão ficou estacionado. Para atender aos cidadãos e suas queixas a Defensoria disponibilizou quatro defensores públicos:  Francisco de Assis Carvalho Júnior, Glauber Ribeiro Leitão, Ivo Souza Martins Filho e Mírian Lopes de Araújo Konstantinou.

A ação contou com a participação de defensores públicos, Ouvidoria Externa e equipe técnica da instituição, que prestaram serviços de orientação em direitos para a população. As principais demandas atendidas eram de Direito da Família e questões financeiras envolvendo cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Para os cidadãos e cidadãs que receberam os atendimentos, a presença da Defensoria em um local acessível fez toda a diferença. Mesmo assim Iguatu conta hoje com um número da Defensoria Pública que funciona na Rua Dr. João Pessoa (mesmo prédio da Sefaz) e conta com uma equipe de 7 defensores para atender aos cidadãos.

A dona de casa Ana Cláudia Gomes, 28, é um caso bem emblemático. Mãe de três filhos de pais diferentes ela está vivendo sérias privações, porque até então não recebe nenhuma ajuda dos pais das crianças. A ação dele foi elaborada e já encaminhada para o núcleo da Defensoria, para posterior.

“Fui até lá levei os nomes dos pais das crianças e os endereços, fui atendida e a moça explicou que eles serão chamados para a gente resolver sobre a ação de alimentos, já vai ajudar muito”, frisou.

Aproximação

Na opinião do defensor público e supervisor em Iguatu, Glauber Leitão, que participou dos atendimentos, a iniciativa fortalece ainda mais a atuação da Defensoria na região. “Esse é mais um projeto de expansão da atividade defensorial aqui no núcleo de Iguatu, que desde o ano passado conta com sete defensores públicos em atuação, e o projeto vem para promover uma aproximação ainda maior da população com a Defensoria”, lembrou.

A ação faz parte de um esforço contínuo da instituição para levar assistência jurídica gratuita às diversas regiões do estado. Segundo Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública do Ceará, o projeto segue um cronograma de atendimentos que fortalece o acesso à Justiça.

Com essa iniciativa, a Defensoria Pública reafirma seu compromisso de garantir que a população cearense tenha acesso a direitos e possa buscar soluções jurídicas de forma gratuita e acessível.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *