Defensoria Pública de Iguatu já atende em novo endereço

13/04/2019

A Defensoria Pública de Iguatu já tem sua sede própria. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã da terça-feira, 09, na Rua Júlio Cavalcante, 1575, bairro Planalto, ao lado do prédio do fórum Boanerges de Queiroz Facó. Desde que foi implantada em Iguatu em 2013, a Defensoria funcionava numa sala dentro do próprio fórum. Mas com o aumento da demanda e ampliação dos serviços prestados aos cidadãos, o espaço acabou ficando pequeno, o que levou os defensores encabeçaram campanha para a implantação da sede própria.

A solenidade inaugural contou com a presença da defensora geral do estado, Mariana Lobo, os defensores locais Paulo Cézar do Carmo e Sofia Frota Albuquerque, Ricardo Cézar Pires Batista, coordenador das defensorias do interior, o deputado estadual Agenor Neto, promotor Antônio Fernando Martins de Miranda, Elizabeth Chagas, coordenadora executiva, presidente da OAB/Iguatu, Danilson Passos, delegado regional de Polícia Civil, Marcos Sandro Nazaré, juiz Eduardo André Dantas Silva, outros magistrados da comarca, vereadores, advogados e outros convidados.

Paulo Cézar do Carmo, defensor público no município desde 2016, disse que a inauguração da nova sede representa um marco, não somente para os profissionais, mas principalmente para os assistidos. O defensor lembrou que o novo equipamento marca também uma nova fase para dar suporte aqueles que fomentam o trabalho em prol das pessoas mais carentes. “Essa nova sede, para nós, é motivo de muito orgulho. É como a geração de um filho, desde a concepção até o nascimento, e nos conforta ver que depois de um exaustivo trabalho, e a nossa insistência em solicitar junto à administração estadual, enfim, hoje, estamos vendo nossa lutar ser compensada”, disse.

A também defensora pública Sofia Frota Albuquerque, em Iguatu desde novembro de 2018, declarou que a inauguração da nova sede significa o primeiro passo para outra conquista importante defendida pelos defensores, que é a ampliação da equipe, inclusive a nomeação de mais um defensor para a comarca. Segundo Sofia, à medida que isso acontecer “a defensoria terá plenas condições de continuar cumprindo seu papel constitucional de defesa dos cidadãos”, lembrou.

Celeridade processual

O deputado estadual Agenor Neto, reconhecido pela própria defensora estadual como um parlamentar que tem ajudado a fortalecer o trabalho em busca de melhorias e um serviço mais eficiente ao cidadão, disse que “esse novo equipamento irá ajudar a população, em especial, as pessoas que mais precisam dos defensores públicos”. O parlamentar afirmou que ao longo do seu mandato tem buscado melhorias para uma maior celeridade nas demandas processuais. Segundo ele, nesta mesma seara o município também foi atendido com a 4ª Vara da Justiça, através de uma emenda parlamentar de sua autoria.

A defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, disse que com a inauguração da nova sede, a comarca de Iguatu firma a presença da defensoria no município, ampliando inclusive seu raio de atendimento para outros municípios da região. “Antes, a gente via esse processo como um saco furado, era assim, entravam dez defensores e saíam dez, hoje é diferente, porque estamos vendo os defensores chegando às comarcas e permanecendo, exatamente por estarmos fazendo o que estamos fazendo aqui hoje, inaugurando os espaços adequados para atuação desses profissionais e oferecendo ao mesmo tempo oferecendo uma melhor comodidade para os nossos assistidos”, afirmou.

A defensora geral ressaltou que, apesar da limitação de recursos, à medida que a defensoria, hoje, tem autonomia para discutir o orçamento participativo com a própria comunidade, ouvindo do cidadão, como ele quer que os recursos sejam gastos, significa grandes avanços para a sociedade. Segundo ela, o orçamento participativo foi o que deu à Defensoria Pública Estadual o Prêmio Inovare, maior reconhecimento da sociedade brasileira ao judiciário, exatamente pelo fato de a defensoria inovar, abrindo e mostrando as contas, decidindo com os cidadãos como os recursos devem investidos.

14.300 atividades em 2 anos

De acordo com a Defensoria Estadual, durante os anos de 2017 e 2018, a Defensoria Pública em Iguatu registrou mais de 14.300 atividades. Com a nova sede, que possui gabinetes individualizados para os defensores públicos, espaço para os estagiários, copa, recepção e almoxarifado, a expectativa é a ampliação desse número. O momento é de celebração e de reafirmação do compromisso da instituição com a efetivação do acesso à justiça e da defesa dos cidadãos e seus direitos constitucionais.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *