O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN desenvolve em frente as escolas das redes pública e privada projeto que visa segurança no trânsito através de orientação e fiscalização sobre uso correto da faixa de pedestres. Diariamente equipes do Demutran visitam escolas de Iguatu. Os agentes orientam condutores de veículos, estudantes e pais de alunos sobre a passagem pela faixa de pedestres.
Para o estudante Gabriel Coelho, o projeto é necessário. A presença dos agentes na frente das escolas garante mais fluidez e segurança no trânsito. “Para algumas pessoas que dirigem carro e guiam moto, parece que não enxergam a faixa de pedestre. Em muitos locais da cidade onde tem, o pessoal não para. Eu não me sinto seguro em atravessar”, disse.
“É bem legal essa ideia. Eu já quase sofri um acidente, em frente à escola em que estudava, no bairro Areias. Tem uma faixa, mas as motos passam com tudo. Tive que correr para não ser atropelada. O motoqueiro acelerou ainda mais e depois sumiu. Tem muita gente guiando sem responsabilidade”, apontou a estudante Taísa Agostinho.
De acordo com Antônio Filho, secretário de Trânsito e Segurança de Iguatu, a presença dos agentes em frente às escolas acontece três vezes por dia, nos horários de chegada e saída dos estudantes, período em que o trânsito fica mais intenso. Ainda segundo o gestor da pasta, a proposta do projeto é alertar condutores e pedestres sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, sobre o uso correto da faixa. A atividade faz parte do programa permanente de educação de trânsito, que será reforçada durante todo o mês de maio, dedicado à conscientização de um trânsito mais seguro. “A nossa ideia ainda é formar monitores escolares de trânsito para auxiliar no embarque e desembarque dos estudantes, em cada escola”, disse.
Educação e punição
O uso dos equipamentos de segurança e sinalização são indispensáveis para um trânsito mais seguro. A orientação é que todos os condutores de veículos e pedestres obedeçam às leis de trânsito e o uso correto de equipamentos de segurança. “Inicialmente a ação é educativa, mas quem não respeitar as leis de trânsito será punido”, acrescentou.
“É importante lembrar que nas proximidades de escolas a velocidade deve ser reduzida e a atenção redobrada na hora do embarque e desembarque dos estudantes. Fazer a travessia pela faixa de pedestre é mais seguro”, concluiu Antônio Filho.
0 comentários