A Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia apresentou, na terça-feira, 21, prognóstico de chuvas para os meses de fevereiro, março e abril. E o cenário traçado é otimista. Ele indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média nesse período. Há ainda 35% de chances para a categoria de chuvas em torno da média histórica e 20% para a categoria abaixo da normal.
Na Assembleia Legislativa, deputados estaduais comemoraram as previsões otimistas. “Nosso povo precisa de um bom inverno e chuva no Ceará é sempre sinônimo de benção. Agora vamos torcer para que de fato a previsão se concretize e para que possamos colher os frutos de uma boa quadra chuvosa”, disse Marcos Sobreira (PDT). Para Fernanda Pessoa (PSDB), o prognóstico de chuvas acima da média deixa todos os cearenses muito felizes, especialmente, os agricultores, que estão no campo preocupados com o plantio e com o sustento de suas famílias. “Em muitos municípios, mesmo com perfuração de poços e adutoras, a água não é suficiente e, por isso, as chuvas são importantes, assim como a capacidade de captar a água com qualidade”.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), considera que o Governo do Estado tem atuado de forma continuada para atender aos cearenses na questão hídrica, com a perfuração de poços e construção de adutoras no interior. Evandro Leitão ressalta ainda a expectativa pela chegada das águas do rio São Francisco no Ceará, a partir de maio, como mais um fator para garantir abastecimento aos moradores mais atingidos pela seca.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Semiárido, Acrísio Sena (PT), avalia que o prognóstico da Funceme é animador. “A expectativa de chuva é ainda maior em áreas mais críticas, como o Sertão Central e o Sertão dos Inhamuns, assim como em regiões em que agricultores já receberam as sementes à espera da hora do plantio e nos açudes que mais precisam de aporte de água”.
0 comentários