Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
As atividades legislativas do segundo semestre foram retomadas na quinta-feira, dia 1° de agosto, pelos deputados estaduais, após o recesso parlamentar de julho. No primeiro dia de atividades na Assembleia foram lidos em plenário 10 projetos que já começam a tramitar.
A tramitação da Lei Orçamentária Anual, a LOA, o aniversário de 30 anos da Constituinte Estadual, a reforma do Regimento Interno e ações na área cultural devem ser as prioridades para entrar em pauta na Assembleia Legislativa do Ceará neste segundo semestre. Após o recesso parlamentar de julho, os trabalhos foram retomados pelos deputados estaduais, que aproveitaram o período para visitar as bases eleitorais no interior do Estado. “É importante aproveitar o momento para ouvir as demandas da população do interior para que possamos reverter em projetos para o Legislativo”, observou Queiroz Filho, deputado estadual/PDT.
Até o fim do ano, a Assembleia Legislativa votará a LOA, texto que determina o orçamento do Estado do Ceará para o ano seguinte. Também deve avançar neste semestre a reforma do Regimento Interno da Assembleia, que não passa por atualização há 29 anos. “Outra novidade será a realização do Festival de Música, pelo Legislativo Estadual, que ocorrerá no fim do ano”, ponderou José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Para a oposição na Casa, hora também de colocar em pauta na Assembleia problemas relevantes que atingem o Estado. O deputado estadual Heitor Férrer cita, como exemplo, o aumento na demanda da busca por atendimento na rede pública de saúde. “Basta observar a quantidade de pessoas que estão abandonando os planos médicos privados, porque não podem pagar, e migrando para o Sistema Único de Saúde”, afirmou Heitor Férrer, deputado estadual/Solidariedade.
A relação dos governos nordestinos com o presidente Jair Bolsonaro também é motivo de preocupação entre os deputados estaduais cearenses. O Parlanordeste, que é a união dos presidentes das Assembleias Legislativas dos estados nordestinos, também sai em defesa da região.
Na busca por recursos federais e mais desenvolvimento econômico para o Ceará, o presidente da Assembleia, José Sarto, defende que a relação com o Governo Federal passa pelo respeito às instituições, à democracia e da liberdade.
Com a aproximação do Parlanordeste, que tem encontro marcado para 9 de agosto em Sergipe, Sarto destacou a intenção de discutir o Brasil que queremos e o Nordeste que queremos inserir no Brasil. “Nós somos todos ‘Paraíba’. ‘Paraíba’ com muito orgulho. O ‘Paraíba’ é quem sustenta a riqueza do Sul e Sudeste. O ‘Paraíba’ é quem vai pra construção, é quem pega toda a sorte de infortúnios. E, se perceber, a maioria das inteligências brasileiras são ‘Paraíbas’. A tese de nós, nordestinos, ‘Paraíbas’, é que nós somos brasileiros acima de tudo”, reforçou.
0 comentários