Desafios do ensino-aprendizagem a distância no Brasil

21/11/2020

Vanessa Lacerda (Fisioterapeuta, pré-vestibulanda)

O ensino a distância pode ser definido como uma forma de aprendizagem, no qual não há contato direto do professor com o aluno. Essa modalidade de ensino traz benefícios como a comodidade e praticidade, entretanto os desafios do ensino-aprendizagem a distância no Brasil vão desde a falta de acessibilidade dos usuários aos meios tecnológicos, dificuldade de compreensão por parte dos alunos, ausência de cursos preparatórios para os docentes, dentre outros.

Sob esse contexto, diante das circunstâncias atuais relacionadas à pandemia da covid-19, adaptações foram necessárias em vários aspectos, dentre eles, na área da educação. O ensino a distância foi adotado como método preventivo de aglomerações e prevenção da doença. Porém, existe intensa dificuldade por parte dos alunos, sobretudo de escolas públicas, em acessar os meios tecnológicos, como tablets, computadores e celulares.

Ademais, outro percalço enfrentado pelos discentes é o impasse quanto à adaptação às mudanças do esquema escolar, intensificado por alterações psicológicas desencadeadas pela pandemia, como ansiedade, estresse e depressão. Outrossim, os docentes têm enfrentado um obstáculo: aprender a usar as plataformas digitais sem conhecimento prévio ou mesmo treinamento específico.

Dessa maneira, é de extrema necessidade que o Ministério da Educação oferte aos professores cursos on-line de como manusear a tecnologia com o intuito de facilitar a aplicabilidade no ensino. Além disso, os recursos como tablets, devem ser ofertados para os alunos da rede de ensino público, promovendo assim a inclusão social e educacional.

Por fim, novas adequações devem ser adotadas pelas instituições escolares, como rodízio de tablets, impressão do conteúdo para que os alunos possam acompanhar os assuntos, solicitação de patrocínio às empresas de eletroeletrônicos, promoção de campanhas de doação nas redes sociais, buscando dessa forma mitigar os obstáculos enfrentados pelos alunos de baixo poder aquisitivo, bem como a promoção da empatia e da inserção social.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

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