Desafios do saneamento básico no Brasil

22/08/2020

Samyle Lobo (Estudante)

Mesmo que o saneamento básico seja um direito garantido pela Constituição Federal, ele não faz parte da realidade de quase metade dos brasileiros. Ainda há muita dificuldade em implantá-lo em grande parte do país, devido a fatores como a falta de investimento necessário por parte do Governo e a falta de adesão por parte da população.

Segundo o Instituto Trata Brasil, dados de 2017 mostram que 48% da população não possuem coleta de esgoto. Além disso, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. Podemos ver inúmeras consequências da carência de saneamento, algumas delas são os esgotos a céu aberto, populares adquirindo doenças provenientes da água contaminada, e o lixo sendo descartado em locais inapropriados. Tais situações são decorrentes do fato de que o Brasil não investe o suficiente nesse setor. Em 2017, após três anos consecutivos de queda de investimento, apenas 10,9 milhões de reais foram destinados ao saneamento básico. E, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o país precisa investir 21 bilhões de reais para universalizar o quesito abordado até 2033.

O brasileiro está mais consciente da importância acerca do tema, mas poucas pessoas cobram a ação do poder público. Um levantamento, feito com 1088 pessoas de 22 cidades do país, revelou que 75% dos entrevistados não cobram o seu direito ao governo, e 13% disseram que não têm conhecimento do assunto, o que é preocupante, pois, com isso, eles não sabem dos riscos que correm, e nem dos benefícios que teriam, se houvesse saneamento na sua região, cidade, ou estado.

Em virtudes dos fatos mencionados, faz-se necessário que o Ministério das Cidades concretize os planos que se referem ao saneamento básico, e que o Brasil invista mais nessa causa. Também é relevante que a população procure tornar-se mais conhecedora do assunto e cobre às autoridades responsáveis os seus direitos de cidadãos.

Com o que foi proposto, será possível a melhora na saúde do povo, redução das doenças, e um ambiente mais bonito e limpo, visando, também, a paisagem.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *