Desentendimento entre vereadores marca semana na Câmara

12/08/2023

A semana do parlamento foi marcada por clima tenso. Na terça-feira, 8, a sessão da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) foi marcada pela troca de insultos entre parlamentares Rubenildo Cadeira (Republicanos) e Marconi Filho (PDT).

O fato ocorreu em meio à presença do magistério e corpo diretor da escola da rede estadual de Ensino Profissionalizante Lucas Emanuel. Os representantes da unidade escolar foram ao parlamento esclarecer os trabalhos desenvolvidos no âmbito da diversidade cultural, ética e os aspectos religiosos dos povos africanos.

Início

Em junho, Rubenildo protocolou um pedido de resposta junto à CREDE-16 com explicações da grade curricular com base em uma denúncia que ele afirmou ter recebido de uma mãe de aluno a qual disse que a instituição imposta aos alunos com formação evangélica a participarem obrigatoriamente das atividades.

Na primeira sessão da semana, os diretores e professores rechaçaram a denúncia e usaram da tribuna do legislativo para explicar que o conteúdo programático compõe estrutura disciplinar da Secretaria Estadual de Educação.

Confusão

No encerramento do momento, a mesa diretora, por meio do presidente Marconi Filho (PDT), não cedeu questão de ordem ao vereador Rubenildo, dando a chance de fala no pequeno e grande expediente. Em meio a um clima exaltado, o presidente decidiu por encerrar a sessão.

Descontente com a decisão, Rubenildo denunciou que o momento foi armado. Chamou o presidente de “palhaço”, que por sua vez respondeu usando termos de baixo calão.

Paz

Nesta quinta-feira, 10, o prefeito interino Ronald Bezerra (Republicanos) publicou em suas redes sociais a volta do alinhamento político entre os vereadores. O entendimento entre os políticos aconteceu após os parlamentares serem chamados para uma reunião no gabinete do gestor do executivo.

Marconi atualmente preside o legislativo, Rubenildo, por sua vez, é o líder governista na casa. Ambos compõem o grupo da base governista.

Na postagem que mostra o aperto de mão foi comentada pelo prefeito. “A política tem sido a arte de obter paz e progresso por meio da divergência de opiniões”, disse Ronald.

Já os vereadores comentaram o novo momento. “Temos desencontro no entendimento de algumas situações, mas não podemos deixar que uma barreira se coloque diante de nós, inclusive no momento que passa nosso município de otimismo e perspectivas positivas. Dirimirmos os problemas ocorridos na última sessão”, escreveu Rubenildo.

O presidente respondeu à publicação do gestor e escreveu: “Podemos até pensar diferente, mas o objetivo maior é o desenvolvimento de Iguatu”, publicou.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *