Devaneios Vernaculares VII

31/08/2019

Desde as primitivas ocorrências do Sermo vulgaris (latim vulgar), já havia certa incerteza eivada de erro sobre o uso do dativo e do ablativo. Nominativo e acusativo permaneceram sempre fortes, imunes à perda estilística daqueles férreos tempos. Mas a decadente estrutura analítica da língua vulgar, com o pesado excesso de preposições, confundia a relação de complemento verbal indireto com a de circunstância imposta ao verbo.

As marcas dessa incômoda sinuosidade na norma chegaram ao vernáculo. Verbi gratia: a palavra “alerta”. A taxionomia deste étimo é contundente e divide opiniões dos gramáticos. Numa certa frase, se nos ativermos à modificação da semântica verbal, alerta será advérbio e deverá permanecer invariável. Por outro lado, se nos ativermos à modificação adjetiva predicativa ou do substantivo, alerta será adjetivo e deverá sofrer variação de número.

A maioria dos gramáticos (Bechara, Saconi, Ernani Terra, Nicola, Faraco e Moura, Sousa e Silva, Vitório Bergo et multi ali) afirmam ser advérbio a palavra alerta. No entanto, o gramaticus gramaticorum Napoleão Mendes de Almeida, com todo o peso de sua auctoritas, diz ser adjetivo em certas situações. “Eles estavam alertas” (exemplo colhido de sua Gramática Metódica, página 319).

Não é uma questão de semântica. Calem-se logo os impertinentes e estultos linguistas. Na supracitada frase deu-se o olhar para a modificação do sujeito, sendo então predicativo deste, e adjetivo, a palavra em análise. Entretanto, se na mesma estrutura olharmos para a modificação verbal, teremos o modo, a maneira como o caso ocorreu. Embora deva-se dizer que o verbo é neutro, meramente relacional. Assim mesmo ainda pode sofrer modificação de aspecto.

Et nunc, quo vadis? E agora, para onde vais? Como resolver isto? Com a única e nobre saída: mater sermo. A língua mãe, o Latim. Essa idiossincrasia que estamos a discutir é fruto do pesado e analítico estilo oriundo do latim vulgar. Vício herdado dele. Pobreza estilística que chegou às filhas vindas da nobre mãe. O áureo latim de Cícero resolveria de modo simples estes enunciados. Para “nós somos alertas”, a versão seria: vigilantes sumus; como se vê, tomando “alerta” como adjetivo. Para a ideia adverbial teríamos: vigilanter sumus. “estamos em vigília ou de vigia”. O clássico é sempre preciso, escorreito.

O problema há de sempre restar na “filha”, no vernáculo oriundo da vulgar língua. A palavra “alerta” provém do particípio, via supino, do verbo erigo-is-exi-ectum-ere (erguer, levantar).No decurso do sermo vulgaris ligou-se à preposição latina ad (para, junto de) : ad+erectum, erectA.Da forma Erecta (vide metaplasmos presentes no caso) hegou à alerta. O sentido vernacular ainda guarda algo do original clássico. Manter-se em pé, manter-se alerta.

Estar alerta, leitor, estar alerta! Ficar em riste é muito importante na vida!

Professor Doutor Everton Alencar
Professor de Latim da Universidade Estadual do Ceará (UECE-FECLI)

MAIS Notícias
DEVANEIOS MITOLÓGICOS I EROS PRIMORDIAL
DEVANEIOS MITOLÓGICOS I EROS PRIMORDIAL

  (....) Non nobis, Domine, non nobis...   Quando me detenho a refletir sobre a relação entre o homem e a Divindade, não procuro eco ou lenitivo na obra de Homero. O bardo dos primórdios da Hélade (supondo que tenha havido realmente um só Homero) nos fala sobre deuses...

DEVANEIOS MITOLÓGICOS I EROS PRIMORDIAL
DEVANEIOS MITOLÓGICOS I EROS PRIMORDIAL

    Quando me detenho a refletir sobre a relação entre o homem e a Divindade, não procuro eco ou lenitivo na obra de Homero. O bardo dos primórdios da Hélade (supondo que tenha havido realmente um só Homero) nos fala sobre deuses volúveis, movidos por caprichos e...

Christina Rossetti
Christina Rossetti

“Even so my lady stood at gaze and smiled...” Dante Gabriel Rossetti   Christina Georgina Rossetti (1830-1894) foi uma das máximas ladies da honorável Victorian Poetry. Ricamente educada desde a infância, sabia grego, latim, várias literaturas e era profundamente...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *