O novenário em dedicação a Santo Expedito teve início na noite da quinta-feira, 27, e prossegue até o 5 de abril. A devoção ao santo padroeiro da Área Pastoral do Bairro Jardim tem 21 anos, mas desde o ano passado que católicos e devotos passaram a celebrar de maneira mais especial a festa, pois a capela da comunidade foi elevada à categoria de paróquia, a mais nova do município de Iguatu abrangendo cerca de 14 comunidades. A festa que já era bem participativa cresce a cada ano.
“Estamos muito contentes com mais uma festa em nossa comunidade. Essa que á a mais nova paróquia de Iguatu. Estamos começando a festa e tem muita coisa programada até o dia 5 de abril. Novenas, adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão, parte social a cada noite uma atração, no sábado teremos nosso leilão, desfiles de crianças, jovens, senhoras e última noite, o 4 de abril, sábado, o show de prêmios. Tudo foi pensado com muito carinho, alegria”, contou o padre João Emanuel, fazendo um convite para que as pessoas participem do novenário, até o dia 5 de abril, quando acontece a tradicional procissão com a imagem do santo pelas ruas do bairro.
Santo Expedito, um mártir da igreja católica, é conhecido intercessor das causas urgentes. Muitos que participam aproveitam o período para agradecer por graças alcançadas. Antônia Cícera, moradora do bairro, disse que já alcançou graças por intercessão do santo. “É muito graça para nosso bairro ter Santo Expedito como nosso padroeiro. Eu sou muito religiosa, gosto muito quando tem novena porque nosso bairro se transforma. A gente que gosta de participar vem com muita alegria e animação. Eu venho e trago minha família. Já alcancei muitas graças”, disse.
Fé também que é compartilhada pelos padres convidados. A cada noite um religioso trata de um subtema ligado ao tema central da festa que é: ‘Santo Expedito, ajudai-nos a sermos peregrinos de esperança’.
Paróquia
“A festa de Santo Expedito é uma novena muito animada, muito participada, isso nos traz alegria de mais uma vez ser convidado para participar do novenário de Santo Expedito. Não deixem que a graça passe. Esse é um tempo de graça, é um tempo de espiritualidade é um tempo de fortalecer nossa fé. Desde já sou grato mais uma vez pelo convite dessa comunidade para celebrar com eles o padroeiro Santo Expedito”, comemorou padre João Melo, da paróquia de Nossa Senhora das Graças, do bairro COHABs.
A igreja de Santo Expedito passou a ser considerada oficialmente uma paróquia, fundada no bairro Jardim Oásis, desmembrada da Matriz de Senhora Sant’Ana, no dia 29 de setembro de 2023, quando foi elevada à categoria de paróquia. A programação e transmissão ao vivo do novenário pode ser acompanhado pelo Instagram da igreja: @paroquiasantoexpedito.
Santo das causas urgentes
Santo Expedito foi morto por causa de Jesus Cristo. Ele se tornou um mártir da Igreja e santo reconhecido oficialmente. Sua bravura diante dos sofrimentos por causa da fé serviu de exemplo. O mártir Santo Expedito morreu decapitado, em abril do ano 303, na época sob o comando do imperador Diocleciano, após recusar-se a renunciar ao Cristianismo. Santo Expedito é conhecido como o patrono das causas urgentes, além de ser o padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. A devoção data a Santo Expedito, pelas causas justas e urgentes, é que de acordo com a história de vida dele, um corvo que estaria possuído por um espírito maligno apareceu dizendo “Crás! Crás! Crás”, que no latim significava “Amanhã! Amanhã! Amanhã”, mas Santo Expedito respondeu dizendo “Hodie”, que quer dizer “Hoje”, palavra essa escrita na cruz carregada pelo Santo.
0 comentários