Devotos celebram Santo Antônio na futura capela

08/06/2019

Quando chega junho, tempo dos festejos juninos e também de celebrar os santos mais populares desse período: São João, São Pedro e Santo Antônio, várias comunidades realizam o novenário para festejar o santo conhecido pela fama de ser casamenteiro, das causas perdidas e protetor dos pobres. Em Iguatu, moradores do Bairro Santo Antônio, celebram o padroeiro. A comunidade também está unida numa campanha permanente para dar continuidade às obras de construção da capela. Um desejo antigo de mais de 90 anos e que há dois passou a se tornar realidade.

A capela está sendo construída em um terreno doado pela Prefeitura de Iguatu, próximo à Secretaria de Saúde, que funciona no antigo prédio do Hospital São Antônio dos Pobres. Quem passa pelo local já avista a construção de alvenaria ganhando forma. As paredes ainda estão sem o reboco, o piso, foi feito recentemente, mas ainda está só no concreto. O prédio ainda está sem teto. Parte das ferragens já foi comprada.

De acordo com Izaíra Silva,a construção da parte estrutural começou em agosto de 2017 –

90 anos depois

De acordo com Izaíra Silva, coordenadora da equipe de paroquianos do Bairro Santo Antônio, a construção da parte estrutural começou em agosto de 2017. “A partir daí nossa luta e as ações são constantes para que a gente consiga concluir nossa capela. Pela primeira vez este ano, estamos celebrando o novenário aqui dentro. Ano passado fizemos a festa toda na lateral. Este ano, mesmo ainda sem teto, sem portas e janela, unimos força, conseguimos puxar esse piso de concreto e estamos celebrando. Para quem não tinha nenhum espaço próprio para celebrar, isso aqui é tudo”, comemora.

Além da nave, que é a parte central da capela, já foram construídos o altar, a sacristia e sala para o Santíssimo. Mas para que tudo isso venha se tornando realidade o projeto conta com o apoio de pessoas do bairro e até de fora dele que doam dinheiro e material de construção ou trabalham de forma voluntária. “Nós estamos entusiasmados em ter uma capela dedicada ao nosso Santo Padroeiro”, ressalta a funcionária pública e devota, Neuma Serafim, destacando que por meio da união de esforços e um sonho antigo dos moradores depois de mais de 90 anos a capela saiu do papel. “Sabemos que ainda falta muita coisa para que esse sonho seja completamente realizado, mas do que depender da gente, estamos nessa luta juntos”.

Devoção e tradição

Grande parte dos recursos arrecadados são através em quermesses, celebrações e novenários, além de doações, que ainda não são suficientes para concluir a obra.

De acordo com relatos dos moradores, o Bairro Santo Antônio tem forte ligação com devoção ao santo que começou a ser celebrado ainda no antigo Hospital Santo Antônio dos Pobres e em todo esse tempo continua essa tradição. São 10 dias dedicados ao padroeiro da comunidade. A programação do novenário conta com a realização de missas, celebrações, caminhadas e a tradicional procissão com imagem do santo no dia 13 de junho. “Eu tenho grande fé e devoção a Santo Antônio. Já fiz promessas, alcancei e alcanço graças. Contribuo com o dízimo, ajudo, meu marido ajuda no que precisar. Estamos unidos esperamos ver logo nossa igreja pronta”, diz a aposentada Maria Morais.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *