Depois de dois anos sem poder celebrar o período de novena com a presença de devotos, a capela dedicada a São Francisco de Assis, no Bairro Chapadinha, na periferia de Iguatu, este ano abriu as portas para a comunidade e devotos. O santo é padroeiro do bairro. Neste ano são comemorados 29 anos de devoção desde quando a capela foi erguida na localidade.
“Pra gente é um momento de muita alegria poder rever nossos vizinhos, receber visitantes de outros bairros que são devotos de São Francisco. Eu fiquei muito emocionada quando participei do hasteamento da bandeira, seguindo nossa festa com a boa participação popular”, comemorou Célia Cardoso, devoto e integrante da coordenação da capela.
Participar do novenário é um momento muito importante na vida de muitos moradores para Normélia Lacerda. “É muito valioso para nossa comunidade. Ainda mais este ano, quando pudemos entrar aqui novamente. Pra minha família está sendo bem especial porque um dos meus filhos teve um problema grave de saúde nos rins, passou por cirurgia e eu me apaguei ao nosso santo padroeiro que intercedesse a Jesus e tudo correu bem. Tenho uma promessa pra pegar e estou pagando nesse novenário. Meus dois filhos têm o primeiro nome de Francisco. Eu sou muito devota. Eu achava que meu filho não ia mais voltar. Só tenho a agradecer primeiro a Deus, São Francisco e aos médicos”, destacou a devota.
Na comunidade há muitas histórias de devoção e graças alcançadas por intercessão do santo. O jovem Francisco de Assis da Lima, de 14 anos, estudante que atualmente é engajado nos serviços da igreja, recebeu esse nome por conta de uma promessa feita pela avó dele, que era muito devoto do santo. “Recebi esse nome, só tenho a agradecer a minha vó por ter escolhido esse nome em mim. Eu gosto muito de São Francisco pela história de vida dele, me engajei nos serviços da igreja sou grato a equipe que me acolheu. Vou seguir firme até quando Deus quiser”, disse.
O novenário que começou no 25 de setembro segue até o próximo dia 04 de outubro. No encerramento está prevista a missa e a procissão com imagem do santo pelas ruas do bairro. São Francisco de Assis, fundador da ordem franciscana e protetor dos pobres, dos enfermos, dos animais e da natureza, é celebrado pela igreja católica no dia 4 de outubro. Francisco nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália.
0 comentários