Devotos participam da festa do padroeiro Santo Antônio e ajudam a construção da capela

08/06/2024

A celebração do novenário dedicado a Santo Antônio, padroeiro do bairro de mesmo nome, já acontece dentro da capela. Mesmo ainda sem estar concluída, a obra abriga todas as noites devotos e visitantes. Há mais de 15 anos que o sonho de moradores é o surgimento do templo que hoje ocupa um terreno na comunidade. Antes da construção da capela, o novenário era celebrado no Hospital Santo Antônio dos Pobres, atualmente ocupado por equipamentos da Saúde, depois passou a ser realizado no Centro Pastoral.

Para os integrantes da coordenação da capela, cada ano é uma conquista. O que antes era sonho vem se tornando realidade, como conta Luciene Ferreira. “São 15 anos que a gente tem sonhado com essa capela. O que antes não tinha nada, quando a gente chegou a realizar também novenário só no terreno, já conseguiu muitas conquistas. A capela não tinha nada. Hoje tem muita coisa, mas falta ainda muito. O objetivo da festa é esse: o que for conseguido de arrecadação em dinheiro será revertido para a capela. Falta piso, reboco, o nosso altar. Mas, demos graças por termos alcançado muitas coisas” ressaltou.

Graças à ajuda dos moradores e devotos que participam ativamente do festejo religioso, a capela segue em construção. “É uma festa que tem crescido. Além dos moradores do nosso bairro, vêm muitas pessoas de bairros vizinhos, de outros bairros e até de outras cidades. Somos gratos a Deus e a nosso padroeiro Santo Antônio”, comentou Zaíra Silva.

Para os devotos e moradores do Bairro Santo Antônio, há bastante expectativa para o início do novenário. “A gente vive essa expectativa pela festa do nosso padroeiro. A gente aproveita para rezar, agradecer por graças alcançadas. Muito bonita a história de vida de Santo Antônio, como o padre disse, era um homem que dedicou a vida a pregar a palavra de Deus, além do seu lado caridoso em ajudar aquelas moças que iam casar, mas não tinham condições financeiras de dar o dote, como de costume antigo. Ele ajudava as noivas, por isso essa fama de casamenteiro”, comentou a servidora pública Neuma Serafim.

Santo Antônio é conhecido pela fama de ser casamenteiro, das causas perdidas e protetor dos pobres. O dia 13 de junho é a data dedicada ao santo. A comunidade também está unida numa campanha permanente para dar continuidade às obras de construção da capela. O teto e as portas já foram instalados. Mas ainda falta muita coisa para que o templo erguido pela doação e voluntariado dos moradores seja concluído.

História

Santo Antônio foi batizado no nascimento como Fernando. Ele nasceu em uma família rica e nobre de Lisboa, em Portugal. Ainda jovem, foi para a escola em Coimbra e entrou para a ordem de Santo Agostinho, quando foi ordenado sacerdote. Fernando foi levado a pedir ingresso na ordem de São Francisco, recém-fundada. A fama de Santo Antônio já era conhecida em Portugal, devido ao despojamento e à santidade dele. Foi quando se tornou frade franciscano que Fernando assumiu o nome de Antônio, em homenagem ao Santo Antão. Na Itália, conheceu pessoalmente São Francisco de Assis, que o autorizou a ensinar teologia aos frades franciscanos em Bolonha. Antônio se dedicou à pregação entre o povo, em diversos lugares da Itália e do sul da França. O santo morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, onde escolheu transcorrer a última fase da existência terrena. Santo Antônio foi canonizado aos 30 de maio de 1232, menos de um ano após a própria morte. A santidade e os milagres operados em vida convenceram a Igreja a fazer tal operação.

Santo casamenteiro

A fama de ser um santo casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo depois da morte dele. Conforme a lenda, uma moça de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo. Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *