São Francisco é considerado protetor dos animais e do meio ambiente. Em Iguatu, cães, gatos e outros animais receberam uma benção especial no dia do santo, quarta-feira, 4.
A data passou a ser comemorada na Catedral de São José já há algum tempo com a bênção aos animais que é dada pelo pároco padre José Wallace. Logo cedo, por volta das 6h, tutores e animais já esperavam para serem abençoados. O momento aconteceu na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica no pátio da igreja.
“O dia 4 de outubro é um dia de alegria, já há algum tempo aqui em nossa catedral, quando temos a bênção para os animais. Esse momento é para reconhecer também os animais como criaturas de Deus, que devem ser cuidados, respeitados. Temos a consciência de que não substitui a pessoa humana, mas pela graça de Deus como criaturas, devem ser sempre respeitados, cuidados com carinho. E benzendo os animais nós pedimos a bênção de Deus para toda criação de Deus, para que seja amada e respeitada. Além da bênção no amanhecer do dia e também às 19h”, destacou.
Chamado
O padre contou um pouco da história do santo, que é também protetor do meio ambiente. “São Francisco é aquele que soube ouvir o chamado de Deus. Viveu sua vocação na humildade, simplicidade, testemunhando com a vida. São Francisco é muito invocado para aquelas pessoas que precisam da intercessão dele para testemunhar o amor, buscar a saúde, a casa, buscar estar junto de Deus. Francisco ouviu a voz de Deus dizendo: ‘Reconstrói a minha igreja’. Ele pensava que era uma pequena igreja de ruínas que tinha em Assis, mas quando ele começou a obra, continuava ouvindo no coração ‘Reconstrói minha igreja’. Ele percebeu que Deus o chamava para reconstruir a igreja. O povo de Deus, levando na simplicidade, na humildade, no amor aos pobres, no amor a criação de Deus, testemunhar o seu amor a Deus, através do irmão”.
Pe. Wallace aproveitou a oportunidade para abençoar animais e pessoas que não puderam participar desse momento. O religioso também lembrou os cuidados com o meio ambiente, assim refletindo sobre a importância dos cuidados e respeito aos animais que vivem em situação de rua, muitos deles abandonados. “Que São Francisco de Assis interceda por todos nós para que sejamos pobres diante da riqueza que é o amor de Deus e testemunhamos esse amor, através do amor aos pequeninos, aos mais necessitados na caridade, na fraternidade, reconhecendo que somos todos irmãos e irmãs em Cristo Jesus”, finalizou.
0 comentários