Já não é novidade que cada vez mais as empresas estão optando pela contratação de influenciadores digitais ao invés de estratégias publicitárias antigas, como as propagandas invasivas. Mas não isso não vem ao acaso, porque o resultado é um conteúdo relevante que gera mais engajamento com o público certo. Dentro desta área quem desponta no cenário local alavancando e dando a sua contribuição ao mercado é influenciadora digital Raquel Masters, 36.
O comércio não essencial de Iguatu teve que fechar as portas em março para impedir a rápida disseminação do novo coronavírus na cidade, e ainda não se sabe quando deve ter a reabertura autorizada, mesmo de forma gradual. Em meio a adaptações necessárias em todos os setores da economia, muitos comerciantes dependem da internet para manter seus negócios e ganharam aliados para impulsionar vendas: os influenciadores digitais.
Raquel contou que, assim como as empresas, também precisou se reinventar durante a pandemia. Segundo ela, muitas empresas não tinham como contratar o serviço de um influenciador digital para mostrar os serviços oferecidos por conta da queda no faturamento.
A influenciadora é mãe, dona de casa, trabalhou como vendedora durante cinco anos. Segundo ela, conseguiu o feito de ser a melhor vendedora da sua empresa no estado do Ceará no período em que esteve na atividade. Conhecendo bem a arte da venda, sabe como ninguém a importância de apresentar bem o produto. O pontapé inicial foi o convite para fazer uma presença em um evento de uma marca de cerveja. Tomou gosto pela coisa e com toda sua desenvoltura não parou mais de trabalhar na área.
Hoje ela trabalha no seu Instagram com praticamente todos os segmentos de produtos: postos de gasolina, salão de beleza, seguradora, supermercado, decoração, informática, calçados, eletrodomésticos, construção e plano de captação. Sua credibilidade e sucesso aliados a uma vasta lista de anunciantes permitem trabalho constante e divulgação semanal.
Seguidores e visualizações
Com mais de 33 mil seguidores em suas redes, ela mostra em seus storys 90% do comércio e 10% do seu dia a dia. “As medidas restritivas afetaram muito o comércio local. E acredito que mais do que nunca temos que valorizar o que é nosso. Somos uma cidade com diversos potenciais econômicos e que devem ser evidenciados. Estamos falando do aumento de renda de segmentos sociais menos favorecidos, ambiente mais favorável para pequenas e médias empresas, além de maiores possibilidades: novos postos de empregos para cidadãos com pouca qualificação serão dispostos”, pontuou.
No Instagram dela, são mais de 25 empresas que agregam suas marcas, com uma movimentação de 2 milhões e 700 mil impressões, (o número total de vezes que todas as publicações dela foram vistas), 5 mil visitas por story e 7 mil visitas diárias. A mulher que se lançou na carreira de influenciadora digital por acaso é o rosto mais visto em anúncios de publicidade no Centro-Sul e tem até fã clube.
Também estudante de Arquitetura e Urbanismo, ela já apresentou campanhas de entidades lojistas da cidade que visam fomentar o comércio iguatuense. “Sou privilegiada por ter conseguido unir o útil ao agradável e trabalhar naquilo que amo. Deixei aflorar o dom na área de vendas e corri atrás dos objetivos”, contou.
Marketing digital
Conforme Fernando Rocha, especialista em marketing digital, como pessoas têm o poder de influenciar outras pessoas, os ‘digital influencers’ tiveram um papel importante para mostrar produtos e os novos serviços de empresas, para os consumidores, no período de isolamento social.
Para Rocha, o período de pandemia do novo coronavírus e as medidas de fechamento do comércio não essencial trouxeram uma necessidade não apenas de exposição de produtos de uma maneira diferente, mas na mudança no comportamento das empresas. Com o cenário, ele conta que o trabalho de influenciadores digitais ganhou uma relevância para informar aos clientes sobre as novas tendências de adaptação das empresas com vendas online e serviços de entrega de produtos.
Sucesso
A capacidade e o dom na área de vendas e amor naquilo que faz são certamente uma das razões do sucesso da influenciadora. Mas Raquel acredita que uma alta porcentagem das mulheres se identificam com ela e assim se espelham no seu perfil. Cada uma com suas peculiaridades e vida como ser esposa, mãe, estudante. Cuidando dos seus ao mesmo tempo que cuida de si.
Raquel concilia sua profissão com outras atividades que fazem parte do cotidiano da maioria das mulheres, como cozinhar e cuidar da casa. E foi vendo aquelas meninas estilo “capas de revista” apresentando produtos que resolveu mostrar o por trás de todo o glamour das lojas e a vida normal do dia a dia como ir ao supermercado. Algo do tipo expectativa versus realidade.
Os bordões “Amei completamente” e “Olá seguidores” são uma extensão da sua existência. Quem ouve o bordão já associa a imagem viva da influencer e suas postagens.
Ela já foi embaixadora do câncer de mama na região do Ceará e hoje é embaixadora de uma empresa de calçados. Hoje contratada da Bioextratus ainda fez duas campanhas por dois anos consecutivos da imponente marca Fila Brasil sendo a única pessoa de todo o interior do estado do Ceará a fazer a campanha “Mude o jogo Fila Brasil”.
O sucesso é percebido em seus vídeos que batem milhares de visualizações e na tamanha fidelidade do seu público cativo que acompanha suas postagens.
Siga: @raquelmastersoficial
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