Na quarta-feira, 26, a Diocese de Iguatu lançou, em cadeia de rádios, a Campanha da Fraternidade 2020. O tema deste ano é “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Para o padre Anastácio, coordenador da campanha, o objetivo é conscientizar os cristãos sobre o seu compromisso de compaixão ao próximo, de tal forma que outros valores não se sobressaiam aos reais valores evangélicos. “A expectativa é que o tema da campanha esse ano seja vivenciado pela forma do nosso compromisso como cristãos batizados, para termos o olhar de compaixão, o mesmo olhar de Jesus Cristo, pois estamos vivendo em uma sociedade múltipla em que alguns valores estão se sobressaindo aos reais valores evangélicos”, comentou.
Irmã Dulce
“O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus”. A mensagem de clamor por ações efetivas de olhar ao próximo é ensinamento deixado pela primeira brasileira canonizada, Santa Dulce dos Pobres. Com base no testemunho de vida da freira baiana, que dedicou sua vida aos pobres e doentes, a Campanha da Fraternidade de 2020 propõe um convite à sociedade para superar a indiferença em busca do bem coletivo.
Já o lema inspirado no Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Durante o período da CF, todas as paróquias, comunidades, movimentos e pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com a participação cidadã nas políticas públicas por meio de gestos locais.
19 municípios
A programação do debate do tema ocorrerá em audiências públicas, fóruns com entidades de classe e encontros ecumênicos nos 19 municípios que compõem a diocese de Iguatu. Conforme o bispo diocesano, Dom Edson de Castro, esse será o legado concreto da campanha. “Entre as pistas de ação estão várias iniciativas. A principal delas do ponto de vista prático é a mobilização das comunidades para identificar quais são suas demandas, suas necessidades no campo da fé”, disse.
A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela CNBB desde 1964. A campanha é sempre iniciada na Quarta-feira de Cinzas quando tem início a Quaresma, período de 40 dias, no qual a igreja católica convida os fiéis a praticar oração e o jejum até Domingo de Ramos, em 25 de abril.
0 comentários