É grande a expectativa por parte de católicos e religiosos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que vem em visita à Diocese de Iguatu. A imagem peregrina, que pertence à Associação Tarde com Maria, fundada no Rio de Janeiro, há 32 anos, pela primeira vez irá fazer uma grande peregrinação em todas as paróquias e municípios que compõem a Diocese iguatuense.
A visita da imagem era um desejo do bispo diocesano dom Edson de Castro Homem, natural do Rio de Janeiro, quem tem uma forte ligação com a Associação Tarde com Maria. Ele já foi reitor da instituição religiosa, que pertence à Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a programação oficial, a imagem irá ficar em solo cearense até o início de novembro, quando retornará para o Rio de Janeiro.
Nas redes sociais a Diocese divulgou a programação oficial. A chegada da imagem está prevista para o próximo sábado, 17, por volta das 16h30, no Aeroporto João Tomé da Frota, no bairro Brasília. Em seguida, em carreata a imagem irá percorrer ruas e avenidas até a Catedral de São José, na Rua 13 de maio, onde será celebrada uma missa.
Carreata e peregrinação
De acordo como roteiro, a carreata sai do aeroporto às 17h, passando pelas ruas Adeodato Matos Cavalcante, Casimiro Pereira, Júlio Cavalcante, Dr. João Pessoa, Cel. Virgílio Correia, Gustavo Correia Lima, Avenida Dario Rabelo, seguindo pelas ruas do Cruzeiro, 21 de abril e 13 de maio, até a Catedral.
Dom Edson comemora a vinda da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que estará presente entre os católicos e devotos. Em Iguatu, dia 19, a imagem ficará na igreja Matriz de Senhora Sant’Ana; dia 21, na paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Cohab; dia 23, quase paróquia de São Sebastião, no distrito de José de Alencar; dia 25, paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado; e no dia 27 na quase paróquia de Santo Expedito, no Jardim Oásis.
A imagem segue depois para os municípios de Cedro, Icó, Orós, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Pedra Branca, Mombaça, Piquet Carneiro, Acopiara, Catarina, Arneiroz, Aiuaba, Jucás, Cariús, Quixelô. Ainda de acordo com programação, no dia 01 de outubro estará presente em uma das lojas do Grupo Zenir, e no dia 02 retorna à catedral quando acontece o encerramento no dia 03.
Cura e devoção
De acordo com relatos históricos, a devoção a Nossa Senhora aumentou com a criação da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, no Rio de Janeiro, onde começou um milagre, que se multiplica até hoje.
Segundo é divulgado pela associação, o jovem Berthaldo Soares foi curado de uma grave doença através da oração do terço, feita por sua mãe. Em agradecimento, ele reuniu diversas pessoas em uma tarde de 1987, na praça em frente à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, para rezarem o terço em agradecimento à Virgem Maria. O encontro se repetiu nos anos seguintes, tomou conta de ruas e praças, e logo passou a contar com milhares de participantes. Após sete anos de realização do evento, o projeto Tarde com Maria passou a ser celebrado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, virando depois um evento oficial da ArqRio. A associação conta com uma grande estrutura e acolhe romeiros e devotos do Brasil e de outros países. Quando a Tarde com Maria completou 20 anos, Berthaldo foi ao Santuário de Fátima em Portugal para agradecer, local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, então teve a inspiração de construir a réplica da Capela das Aparições no Rio de Janeiro. A obra que durou dois anos para ser concluída foi inaugurada em 28 de maio de 2011.
0 comentários