Na quarta-feira, 14, a Diocese de Iguatu lançou a Campanha da Fraternidade 2024 em uma cadeia de rádios. O tema deste ano, “Fraternidade e Amizade Social”, cujo lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão foi divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Geraldo, Bispo Diocesano de Iguatu, convidou as pessoas a refletirem sobre a importância do diálogo e a evitar comportamentos que gerem intolerância e hostilidade. “A polarização trouxe muitas divisões, inclusive familiares. É tempo de voltarmos e termos a consciência. É tempo de buscar a paz, o diálogo, a concórdia”, afirmou.
O Papa Francisco enviou uma mensagem pedindo atenção especial aos mais fragilizados e necessitados. Ele reforçou que é preciso superar as divisões, indiferenças, ódio e violência.
O padre Anastácio, coordenador da campanha, destacou que o objetivo é conscientizar os cristãos sobre seu compromisso de compaixão ao próximo, de modo que outros valores não se sobressaiam aos reais valores evangélicos.
O tema da campanha foi repercutido nas igrejas católicas. As missas aconteceram desde cedo em várias partes do Brasil. A amizade social, pregada pela CNBB, é entendida como aquela amizade mais aberta, que pense no coletivo, sem divisão de grupos ou comportamentos extremistas.
A programação do debate do tema ocorrerá em audiências públicas, fóruns com entidades de classe e encontros ecumênicos nos 19 municípios que compõem a diocese de Iguatu.
A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela CNBB desde 1964 e completa 70 anos. A campanha é sempre iniciada na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias no qual a igreja católica convida os fiéis a praticar oração e o jejum até o Domingo de Ramos, em 25 de abril.
0 comentários