Nesta sexta-feira, 24, os diretores patrimoniais da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu estiveram reunidos em assembleia para votação de alteração no artigo 75 do referido Estatuto, sobre a eleição para diretoria e conselho.
A assembleia aconteceu na sede da entidade, Av. Dr. João Pessoa, Praça da CDL, conforme Edital de convocação publicado em jornal de circulação local há oito dias. Com a alteração a eleição para diretoria e conselho da CDL ficam prorrogadas para 2029.
O presidente Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’ explicou que a assembleia convocada com sócios-patrimoniais foi para votação de alteração no Estatuto da entidade, seguindo cronograma da CNDL-Confederação Nacional das CDLs e da FCDL/CE-Federação das CDLs do Ceará. A mudança, segundo o presidente, se deve ao SPC Brasil, pertencente à CNDL que também passou para S.A., uma norma do Banco Central, onde a entidade tem assentos de dois representantes.
De acordo com o presidente, as mudanças de estatutos acontecem em nível de CNDL-Confederação Nacional das CDLs, FCDL-federações das CDLs nos estados e nas CDLs dos municípios. Dedé Duquesa informou que em nível nacional e estadual, no caso aqui no Ceará, na FCDL/CE, as alterações já ocorreram. Os municípios onde tem CDL têm prazo até o dia 29/05 para promover as alterações de estatuto.
Com as alterações o Artigo 75 diz que os atuais mandatos diretoria e Conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu são prorrogados de forma automática até 31 de dezembro de 2029. O Estatuto serve como instrumento de representação, investidura e extensão temporal dos mandatos, para todos os efeitos legais e regulamentares. Isso inclui, mas não se limita ao reconhecimento perante entidades governamentais e instituições bancárias, garantindo a continuidade administrativa e operacional da entidade e seu conselho.
Após apresentação do Artigo 75 já com alteração, o presidente colocou em votação e a mudança foi aprovada por unanimidade.
Segurança e união
Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, diretor distrital da FCDL/CE, comentou que as mudanças, são para alinhamento das eleições da CNDL, FCDL/CE e as CDLs dos municípios. Tadeu informou que participou de reunião da FCDL/CE, na qual já foi debatido o assunto das alterações nos estatutos prorrogando os atuais mandatos dos presidentes permanecendo até as próximas eleições gerais.
O diretor da CDL de Iguatu, Francisco Bento de Souza, lembrou quando ingressou no movimento cedelista local atendendo convite do saudoso Edvane Matias, depois foi convidado por Gervásio Pegado, (saudosa memória) para ingressar no movimento lojista em nível de estado, como Diretor Distrital. Bento afirmou que as alterações nos estatutos das entidades, além de alinhar eleições gerais em 2029 também dão mais segurança na condução dos trabalhos em todos os níveis da federação.
O presidente Dedé Duquesa agradeceu pelo apoio e a confiança dos demais diretores e frisou que a entidade sempre estará de portas abertas para receber sugestões e debater os assuntos que são do interesse, não só do comércio, mas de toda sociedade. “Contem comigo, estamos juntos, estou sempre aberto a sugestões, não só para os temas relacionados com o varejo, mas também ao que interessa a toda população”, encerrou.
0 comentários