ESPECIAL – CDL comemora 55 anos da entidade

A Câmara de dirigentes Lojistas - CDL de Iguatu foi fundada por um grupo de executivos do comércio em 27 de novembro de 1965.

30/11/2020

Os sócios-diretores da CDL de Iguatu participaram na noite desta sexta-feira, 27, de jantar festivo para comemorar os 55 anos de fundação da entidade. O jantar aconteceu na residência do presidente, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, na rua Cel. Francisco Adolfo, no bairro Planalto. Cada diretor pôde levar um acompanhante.

O presidente Dedé Duquesa explicou que a intenção seria realizar um evento aberto com a participação de associados, empresários e demais lojistas ligados à CDL, mas se tornou inviável mediante o quadro da crise sanitária que assola o mundo e o município.

Durante todo o dia, os diretores lojistas postaram mensagens de parabéns direcionadas à CDL, no grupo de WhatsApp, do qual os diretores participam. Uma das mensagens foi do próprio Dedé Duquesa. “55 anos de nossa CDL Iguatu, sinto-me privilegiado em administrar essa entidade por 8 anos. Agradeço a toda diretoria pelo empenho, colaboração e amor por esse movimento lojista pujante em nosso município. Orgulhoso de fazer parte dessa história. Agradeço a todos os colaboradores, associados e principalmente nossa diretoria”.

O presidente da FCDL/CE, Freitas Cordeiro, também enviou mensagem se confraternizando com os lojistas pelo aniversário da CDL. “Meus parabéns a todos nossos amigos que fazem a CDL de Iguatu, entidade que goza de elevado conceito no município e em meio a todos que integram a família cedelista em nosso Estado. Meu abraço ao meu caro amigo Dedé Duquesa e a todos que compõem a sua diretoria e colaboradores. Um time valoroso que se destaca no sistema cedelista de nosso Estado e, porque não dizer, de todo país. Tenho uma relação muito estreita com todos os componentes da diretoria e faço votos de que permaneçam unidos, possibilitando a que possamos atravessar com menos traumas esse período pandêmico tormentoso. Faço votos de que, muito em breve, possa vir a matar a saudade dessa agradável e cativante Iguatu, por conta das amizades que aí consegui amealhar. Forte abraço para todos…”.

Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, presidente da CDL, organizou em sua residência o jantar comemorativo dos 55 anos da entidade

27-11-1965

A Câmara de dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu foi fundada por um grupo de executivos do comércio em 27 de novembro de 1965. Na época, o paraibano Adauto Rolim, que gerenciava o Armazém Nordeste, loja que pertencia ao seu irmão Clóvis Rolim, foi quem mobilizou os demais lojistas para fundar a entidade em Iguatu. Adauto (saudosa memória) afirmou que foi uma sugestão do irmão fundar a CDL, a 2ª do Estado. Clóvis Rolim era sócio da CDL de Fortaleza que havia sido fundada em 1958.

Consta em uma das atas de fundação da CDL de Iguatu a viagem de trem de um grupo empresários e lojistas de Fortaleza, entre esses Clóvis Rolim e sua esposa. Segundo o relato, os lojistas alugaram um vagão inteiro de passageiros, do trem que fazia a linha Fortaleza/Crato para realizar a viagem. Eles cruzaram o sertão na viagem que durou a noite toda. Durante o trajeto comeram carne de Peru e beberam Whisky. As aves foram preparadas pelas esposas dos lojistas.

Na noite do dia 27 de novembro de 1965, os visitantes se juntaram aos lojistas de Iguatu e participaram do histórico baile no Clube Recreativo Iguatuense-CRI, festa que também durou a noite inteira. Naquela mesma ocasião foi empossada a primeira diretoria da entidade, tendo como presidente Adauto Rolim.

Na sede da CDL, na Rua Dr. João Pessoa, 897, está exposta, logo na sala de entrada, uma moldura em vidro, metal e lona com a impressão da ata original de fundação da entidade, inclusive as assinaturas dos diretores que compuseram a primeira diretoria.

Na sala da presidência, no 1º piso da sede, sala que homenageia o ex-presidente Valdeci Ferreira de Souza, foi montada uma galeria de fotos dos ex-presidentes. A galeria foi inaugurada no ano 2000, na gestão do saudoso Edvane Matias, por ocasião da inauguração da sede própria que ganhou o nome de Palácio do Comércio. O prédio que foi transformado na sede da mais importante entidade lojista do Centro-Sul era onde funcionava o lendário Cine Alvorada.

“Parabéns a essa tão grande e importante entidade. Parabéns ao nosso presidente e a todos que fazem parte dessa diretoria. Estaremos sempre juntos, pois assim nos tornamos mais fortes. Parabéns a todos e viva a nossa CDL.”

Miguel Firmino Lavor Neto – sócio-diretor

“Parabéns para a nossa CDL Iguatu, pelos 55 anos de serviços prestados em prol do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e região. Parabéns a todos os diretores e ex-presidentes, representados pelo nosso atual presidente Dedé Duquesa, que com determinação e mestria tem conduzido tão bem o associativismo da nossa classe lojista. Parabéns a todos os colaboradores, em nome da nossa gerente Gardênia, pelo excelente desempenho na gestão da CDL por todos esses anos, e para todos votos de saúde e paz, com as bênçãos de Deus Pai”

Dr. Ariosto Bezerra Vale – ex-presidente

“Sempre presente nos momentos históricos da nossa região, a CDL de Iguatu firmou-se nestes 55 anos como uma das mais atuantes entidades civis da nossa época.  Brilhantes personagens de nossa sociedade já passaram por esta instituição e deram enormes contribuições ao desenvolvimento econômico e social do nosso povo. Parabenizo a todos os cedelistas nesta data comemorativa da nossa “Casa do Lojista’ na pessoa do presidente Dedé. Força, fé e coragem para enfrentarmos os novos desafios que certamente virão!”

Norberdson Fernandes – sócio-diretor

“Há 55 anos nascia a primeira CDL do interior do estado do Ceará, após 35 anos de fundação da nossa CDL, recebi com muita alegria o convite do saudoso Edvane Mathias para fazer parte do quadro de diretores da CDL, durante 20 anos tenho dado a minha contribuição para essa renomada instituição. Sinto-me orgulhoso de fazer parte da galeria de presidentes, contribuindo no período de 2005 a 2008.”

Francisco Bento de Souza – ex-presidente

Parabéns a nossa CDL. Grandes presidentes. “Parabéns especial ao nosso presidente que conduz com muita responsabilidade e zelo nossa CDL”

Dr. Márcio Casemiro – sócio-diretor

“Hoje a CDL completa 55 anos de atuação no nosso comércio, parabéns aos fundadores, e todos os presidentes e diretores que por lá passaram”.

Carlos Tadeu Rodrigues Rolim – sócio-diretor

“Parabéns pelos 50 anos da CDL de Iguatu. Tenho prazer em dizer que faço parte desta honrada entidade desde dezembro 1980, pelo Armazém Paraíba, como gerente, e desde junho de 1990 como diretor-presidente da firma V. de Sousa Lima. Sinto-me feliz, por isso parabenizo nosso presidente Dedé Duquesa, que com muita sabedoria mantém nossa CDL na posição privilegiada. Desculpem não estar nesta linda festa, mas meu filho Valter e minha neta Vynnar estarão me representando. Parabéns para toda diretoria, abraços”.

Valdimiro de Souza Lima – sócio-diretor

“Parabéns à nossa CDL, entidade que tão bem representa o comércio e serviços da grande Iguatu, a locomotiva de toda a região. A geração de renda e recursos daqui passa por empresários destemidos e aguerridos, verdadeiros heróis de cada dia. E a CDL é a organização de todos nós, a nossa força conjunta, o nosso norte. Nossos presidentes – aqueles que construíram essa história – e, sobretudo, o nosso dedicado e comprometido presidente atual Dedé Duquesa estão em merecida festa hoje. Vida longa para a nossa CDL!”

Paulo de Tarso Bezerra Castro – sócio-diretor

CDL de Iguatu participa do Fórum Nacional do Comércio desde 2015

Desde o ano de 2015 que a CDL de Iguatu participa do Fórum Nacional do Comércio que acontece em Brasília. Naquele primeiro ano, o presidente da entidade de Iguatu, Francisco José Mota Luciano – Dedé Duquesa – e o sócio-diretor, Francisco Bento de Souza, foram os representantes de Iguatu no evento que acontecia em sua 2ª edição.

O Fórum contou com a participação de pelo menos 600 participantes do varejo de todo Brasil. Dedé Duquesa ressaltou a magnitude do evento para o varejo brasileiro. Segundo o líder lojista, o Fórum, mais do que um encontro de autoridades e especialistas do setor também se configura numa franca inovação de conhecimentos e informações do que está acontecendo nas economias e mercados do Brasil e do mundo, assim também como as mudanças nas legislações de governo, que têm forte influência no setor varejista.  “A gente volta renovado de um evento como esse, pelo grande volume de informações, porque lá estava o centro das atenções do comércio, de todo país”, afirmou.

Na 3ª edição do evento, o presidente Dedé Duquesa também participou, desta vez ao lado do sócio-diretor da entidade lojista iguatuense, Ricardo Quinderé.

Dedé Duquesa, Francisco Bento, Freitas Cordeiro, Francisco Felinto, Michel Araújo e outros integrantes da delegação cearense, no 2º Fórum Nacional do Comércio em Brasília, ano de 2015

CDL envia representantes para o 4º Fórum Nacional do Comércio

Na 4ª edição do Fórum, o presidente Dedé Duquesa participou representando o Centro-Sul. Dedé se fez acompanhar da coordenadora administrativa da CDL de Iguatu, Gardênia Teixeira, ambos integrando a caravana de empresários e lideranças lojistas do Ceará liderada pelo presidente da FCDL/CE, Francisco Freitas Cordeiro.

O IV Fórum Nacional do Comércio foi promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL DF). Teve como objetivo fomentar a discussão sobre a economia brasileira e apresentar ao poder público propostas para assegurar maior competitividade às empresas dos setores de comércio e serviços.

Dedé Duquesa embarcou para Brasília num voo comercial que saiu do aeroporto de Juazeiro do Norte, aonde o presidente se juntou a um grupo de lideranças lojistas do Cariri, que também embarcou no mesmo avião.

Dedé Duquesa, que representou o Centro-Sul cearense, no Fórum, ressaltou o que viu. Segundo ele havia ali um ambiente de otimismo, demonstrado pelas lideranças nacionais do setor varejista, e as autoridades do governo. O presidente lembrou as declarações do Ministro da Economia, Paulo Guedes, de que “logo, logo nós teríamos um comércio pujante com a retomada do crescimento da economia brasileira”.

Reforma interna na CDL valoriza patrimônio e promove melhorias

 

O projeto de reforma da estrutura interna da sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu promoveu grandes e relevantes melhorias no espaço físico do Palácio do Comércio. As obras, realizadas por etapa para não inviabilizar o funcionamento, contemplaram retoques nas paredes, pintura e troca de móveis na recepção, sala da presidência, sala da administração, auditório e sala da certificação digital. Nas salas da administração e da presidência foram substituídas as centrais de ar, aparelhos antigos por novos. A sala da presidência e da recepção ganharam TVs digitais de 50 polegadas. Os equipamentos são essenciais para entreter o público visitante e para exibição de mídias eletrônicas em ocasiões de reuniões com apresentações em tela.

Os investimentos vão além das melhorias na estrutura física. Eles valorizam o patrimônio da CDL em pelo menos R$ 52 mil reais. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade lojista, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’ em reunião dos sócios-diretores.

Uma das mudanças também mais visíveis é com relação ao acesso às salas da administração e presidência. O corrimão da escadaria que permite o acesso ao pavimento superior e estava danificado foi substituído. A parede que forma a divisória entre a administração e a presidência, cujo material era de fórmica foi substituída total por uma nova peça composta por gesso, metal e vidro, dando nova visibilidade ao ambiente.

Além das melhorias na estrutura física, o projeto da reforma também substituiu toda a parte da mobília da sede. Foram investidos recursos para troca dos móveis das salas da administração e certificação digital. Na sala da presidência onde os sócios-diretores se reúnem periodicamente foi efetuada a troca da cortina. Foi substituída a peça inteira de cortinado azul, por outra, numa cor mais neutra, compatível com a cor da tinta usada na pintura interna dando mais harmonia ao ambiente.

O auditório, com capacidade para 120 pessoas, teve todas as cadeiras trocadas. Os novos assentos são produzidos em material sintético preto acolchoado e ortopédico, objetivando oferecer mais conforto para usuários e visitantes. Uma nova bancada que substituirá a mesa atual também está sendo construída.

As obras ainda contemplaram a troca da placa de identificação, com a logomarca padrão da CDL da fachada da frente e do auditório. As novas placas foram confeccionadas em acrílico, um tipo de material mais resistente à ação do tempo, principalmente no caso do ambiente externo.

Outra ação relevante da gestão foi a implantação do projeto de energia solar. Com a aquisição das placas de captação de calor, já instalada e em funcionamento, a CDL vem conseguindo reduzir significativamente a tarifa de energia elétrica, contribuindo também para a produção de energia limpa. A compra dos equipamentos foi parcelada e o prazo de durabilidade é de 25 anos.

O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, informou que a reforma era necessária, pois já havia desgaste dos equipamentos e da própria estrutura física, devido ao tempo de uso. Conforme o presidente, indiretamente os recursos investidos tendem a elevar a valorização do patrimônio da entidade, o que permitirá também a abertura de vagas para o ingresso de novos sócios patrimoniais.

CDL mantém grande participação nas convenções lojistas

Nesses cinco anos da gestão do presidente Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, a CDL de Iguatu vem mantendo grande participação nas convenções lojistas, em nível de Estado e nos eventos nacionais. A presença em grande número dos lojistas iguatuenses nas convenções já é uma tradição.

O presidente Dedé Duquesa declarou que vai continuar mobilizando e incentivando os lojistas para que Iguatu seja sempre destaque nas convenções que ocorrem em períodos alternados, entre as estaduais e nacional, para debater os principais temas do varejo. Na visão do gestor lojista, há crescimento, pessoal e profissional, sob todos os aspectos, quando em cada evento é oportunizado aos empresários, lojistas e colaboradores aprender visões diferentes sobre o mundo e suas mudanças.

Em cinco anos os empresários e lojistas estiveram presentes em quatro convenções: Praia do Forte na Bahia, (Nacional), em setembro de 2016, e nas três em nível de Estado: em Beberibe, Serra da Ibiapaba (Ubajara) e Juazeiro. Nas três convenções estaduais a CDL de Iguatu foi destaque conquistando os troféus de maiores caravanas.

Caravana de empresários e Lojistas de Iguatu, na Convenção Estadual do Comércio em Beberibe, Ceará, no ano de 2015

60 lojistas na convenção da Bahia

Para a 55ª Convenção Nacional Lojista, na Bahia a CDL de Iguatu organizou uma caravana de 60 lojistas. O evento aconteceu no município de São João da Mata, região de Praia do Forte, complexo hoteleiro Ibesrostar um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

A programação com palestras, debates sobre os novos rumos do varejo no Brasil e no mundo, workshops, feiras e exposições é sempre muito uma atração à parte. A agenda de shows no encerramento com artistas de renome do cenário nacional musical é também um momento muito aguardado.

O evento da Bahia reuniu mais de 2.300   dirigentes lojistas e empresários de todo o Brasil para aprimorar e desenvolver novos negócios. O objetivo do encontro, segundo explicou Honório Pinheiro, na época presidente da CNDL, entidade organizadora da convenção, foi promover o fortalecimento da classe lojista em relação ao aprimoramento e desenvolvimento de novos negócios, por meio da troca de experiências.

Caravana de empresários e Lojistas de Iguatu, na Convenção Estadual do Comércio em Beberibe, Ceará, no ano de 2015

CDL homenageada na convenção estadual em Ubajara/CE

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu foi homenageada por ocasião da Convenção Estadual do Comércio Lojista, que aconteceu em Ubajara, na Serra da Ibiapaba. A homenagem foi prestada pela FCDL – CE-Federação Estadual das CDLs, entidade organizadora do evento. Foi entregue uma placa, ao presidente Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, pelos presidentes, Freitas Cordeiro, da FCDL/CE e (na época) Honório Pinheiro, CNDL-Confederação Nacional das CDLs. Segundo eles para marcar a participação da CDL na convenção, principalmente pelo ano do cinquentenário da entidade.

Freitas Cordeiro e Honório Pinheiro, lideranças lojistas do Ceará, lembraram a importância da CDL de Iguatu para o Centro-Sul do Estado. “Nos conforta saber que somos uma entidade com respaldo lojista e reconhecimento em todo Ceará”, afirmou o presidente lojista iguatuense. Iguatu participou da convenção em Ubajara com uma caravana de 70 empresários e lojistas.

Lançamento do livro comemorativo do cinquentenário foi há 05 anos

Há exatos 05 anos, em 27 de novembro de 2015, primeiro ano da gestão do presidente Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, aconteceu o evento comemorativo dos 50 anos de fundação da CDL de Iguatu. Foi Dedé Duquesa quem ficou incumbido de organizar a agenda de eventos do cinquentenário, inclusive o lançamento do livro escrito pelo jornalista e historiador Wilson Lima Verde. Uma noite memorável de homenagens e emoções marcando a culminância da programação.

O evento comemorativo aconteceu na AABB de Iguatu. A data foi estrategicamente escolhida pelos diretores da entidade, para coincidir justamente com a data de 27 de novembro de 1965, dia oficial da criação da entidade.

A festa do cinquentenário marcou o primeiro ano da gestão do presidente, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’. O líder lojista disse na época que se sentia orgulhoso em dirigir tão importante entidade da sociedade lojista iguatuense, especialmente em coordenar a programação alusiva aos 50 anos.

Durante a parte solene da festa ex-dirigentes da CDL foram homenageados com uma placa condecorativa e um ‘pin’, broche simbólico do movimento lojista cearense. O primeiro presidente da entidade, Adauto Braga Rolim, falecido em 2013, foi representado pela esposa viúva, Expedita Rolim e os dois filhos do casal, Raquel e Marcelo. Adauto já havia sido homenageado em 2013 com o troféu ‘Telha de Ouro’, na categoria ‘Presidentes’. Na ocasião ele esteve em Iguatu para receber a homenagem.

Na mesma noite foi lançado o livro ‘História dos 50 anos da CDL de Iguatu’, obra escrita pelo historiador e jornalista Wilson Holanda Lima Verde. A obra de quase 150 páginas, impressa pela editora Premius, de Fortaleza, traz uma leitura detalhada dos principais acontecimentos no âmbito do movimento lojista capitaneado pela CDL de Iguatu, ao longo das últimas cinco décadas.

A exemplo do que aconteceu no evento de fundação da CDL, que ocorreu no Clube Recreativo Iguatuense, em 1965, quando a noite foi animada por uma orquestra musical, também no evento do cinquentenário a CDL teve o cuidado de contratar a orquestra Prisma, de Juazeiro do Norte, que abrilhantou a noite.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *