Diretores do SINDILOJAS participam do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

17/05/2024

Quatro diretores do Sindilojas de Iguatu participaram como delegados do 39º CNSE – Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, que aconteceu de 15 a 17 deste mês de maio no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A delegação do Centro-Sul foi formada pelo presidente Francisco Bento de Souza e os diretores Nelson Gomes da Silva, Giovani de Oliveira e Carlos Tadeu Rodrigues Rolim.

O evento, que reuniu as grandes lideranças do segmento patronal do país, foi realizado pelos Sindilojas de Santa Catarina e Itajaí e aconteceu no auditório da Expocentro, uma das maiores estruturas convencionais do estado catarinense. O local foi reservado para as grandes palestras temáticas do interesse do movimento patronal brasileiro.

Além dos renomados palestrantes, painéis temáticos como ‘Reforma Tributária e Leis Complementares’, ‘Turismo como Acelerador do Comércio’, ‘Mundo Empresarial’, ‘Revitalização dos Centros Urbanos e Reflexos no Comércio de Rua’, também fizeram parte da programação.

Entre os palestrantes os jornalistas Gerson Camarotti, comentarista político da Globonews, e Luís Artur Nogueira. Juntos, eles coordenaram painel temático sobre a conjuntura atual do cenário político e econômico brasileiro. Luís Nogueira ressaltou as oportunidades promissoras para os empresários brasileiros, destacando os desafios e as oportunidades de investimento no mercado nacional. Segundo o jornalista, o empresariado brasileiro é detentor de papel fundamental no desenvolvimento do país. “O Brasil é maior do que qualquer governo. É por isso que vocês investem no Brasil, por isso que vocês ganham dinheiro e é por isso que é o setor privado quem faz o Brasil crescer”, afirmou. Gerson Camarotti ressaltou a conjuntura nacional na área política, destacando a complexidade do panorama político, das últimas mudanças no governo federal, os impactos de algumas decisões do executivo, e das reformas que estão em debate em Brasília.

O presidente do Sindilojas de Iguatu, Francisco Bento de Souza, que liderou a delegação do Centro no Congresso, comentou sobre os temas apresentados nos painéis, palestras e debates, envolvendo o atual cenário socioeconômico do país, a reforma tributária, acordos trabalhistas extrajudiciais e as negociações coletivas, que englobam classes patronais e categorias comerciárias e a tragédia climática do Rio Grande do Sul, que segundo Bento, tende a impactar no cenário econômico do país, inclusive na redução da taxa de juros para 2025, que numa previsão otimista de redução em até dois dígitos, poderá não acontecer, uma vez que, o que vem acontecendo no Rio Grande do Sul terá consequências graves nos setores produtivos, no Agronegócio, na indústria e comércio, produzindo efeito dominó no Brasil, em alguns estados com maior força.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *