É possível comprar um imóvel no céu?

18/05/2024

Não é de hoje que algumas pessoas têm oferecido um terreno no céu, como uma proposta de transação imobiliária para entrar no ambiente celeste.

Na realidade a resposta para a pergunta que intitula essa coluna é um NÃO literalmente MAIÚSCULO.

O direito civil brasileiro no seu artigo 104 consagra o negócio jurídico com as seguintes características:

.  Agente capaz;

.  Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

.  Forma prescrita ou não defesa em lei;

Desta forma podemos dizer que na situação em tela, aquele que está vendendo precisa ser capaz, ou seja, possuir a capacidade de vender ou negociar sendo, portanto, o terreno seu ou de um cliente seu, devidamente autorizado por escrito contratualmente, o que não vislumbro de alguém no céu delegar a ninguém essa comercialização. O objeto da venda até o presente momento acredito não ser possível, determinado ou muito menos determinável, por não termos conhecimento da disposição para a venda ou da própria existência como forma física determinável o seu tamanho por exemplo. Por último e não menos importante é a forma como o negócio deverá ser celebrado contratualmente, em obediência à legislação pátria em vigor no país.

No que se refere às pessoas que estão à frente desse tipo de “transação imobiliária”, o certo é ser denunciado junto às autoridades policiais, pois o negócio é inválido e se assim de fato é, se configura então como uma fraude que a exemplo de outras são tidas como crime e devidamente puníveis.

É necessário destacar que as considerações aqui apresentadas, se referem à venda do imóvel ofertado com o pagamento em moeda vigente, como os vendedores/ criminosos costumam ofertar o referido “imóvel celestial”, ou seja no caso do Brasil o REAL.

Por fim, o objetivo desse conteúdo é meramente de alertar os desavisados, sobre esse tipo rotineiro e costumeiro de oferta às pessoas, visto que para esse tipo de imóvel minha opinião particular é de que sua aquisição se dá unicamente pela fé e  obra  e não através de dinheiro, com tamanho, especificidade, garantia de acesso ou outra característica que venham a constar na referida oferta apresentada.

Bom fim de semana!

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *