O dentista e músico Eduardo Gondim teve duas de suas composições publicadas em dois livros didáticos da professora Eliane de Carvalho, uma cearense de Juazeiro do Norte, Doutora em Educação, especialista em ‘Avaliação Escolar’, com grande atuação na área de produção e publicação de livros didáticos escolares para a rede pública de ensino do Ceará e outros estados do Brasil.
‘Maracajá’ e ‘Soneto da Jardinagem’ são as duas letras de músicas inéditas do cantor e compositor que foram inseridas nos livros do 6º e 8º anos do ensino fundamental II. De acordo com informações da própria Eliane, os livros já serão utilizados neste ano letivo de 2021 nas escolas da rede municipal, inclusive em Iguatu. ‘Maracajá’ ocupa as páginas 74 e 75 do livro de Língua Portuguesa, do 6º ano, e ‘Soneto de jardinagem’, a página 36 do livro do 8º ano. Nos livros publicados pela editora ‘Vem Passar’ estão tarefas propostas para atividades das crianças que deverão ser orientadas para fazer em sala ou levar para casa.
De acordo com a professora Eliane, a coleção de obras didáticas intitulada ‘Aprova Saeb’ seguem as regras da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas, com registro também no ISBN ((International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro) um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de ‘RG’ para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas).
Na apresentação dos livros, Eliane de Carvalho afirma que “a coleção ancora-se nos princípios e fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que diz respeito a conceitos basilares, tais quais: professor, aluno, ensino, linguagem, gêneros textuais, multimodalidade”.
A autora lembra que “o ensino de Língua Portuguesa deve se orientar pelos eixos do ensino de Língua Portuguesa, a saber: apropriação do sistema de escrita alfabética, Leitura/Escuta, Oralidade, Produção textual e Análise Linguística/Semiótica, conforme a BNCC”, lembrou. Ainda segundo a professora Eliane, “os gêneros textuais, por sua vez, realizam-se nos campos de atuação, quando aponta para a importância da contextualização do conhecimento escolar”, finalizou.
Conterrâneos
Doutora em Educação, e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa, a professora Eliane Carvalho é dona de vasto currículo profissional neste segmento de Educação e Cultura, já tendo publicado vários livros, inclusive, livros de avaliação em larga escala. Ela contou ao Jornal A Praça que Dr. Eduardo Gondim é seu conterrâneo de Juazeiro do Norte e lembrou dele quando estava no fechamento dos livros. “Como estava precisando de poemas e letras de música para inserir na coleção, entrei em contato com ele, o qual me atendeu prontamente”, disse ela.
Eduardo Gondim, por sua vez, disse à reportagem que ficou muito feliz em ver suas composições ocupando espaço nos livros didáticos. O cantor e compositor, que é autor de outras músicas, afirmou que a professora Eliane virá em breve a Iguatu, oportunidade em que estará visitando escolas e mantendo contato direto com o público leitor.
0 comentários