O empresário Edvane Matias foi presidente da CDL de Iguatu, no período de 2001 a 2004. Exerceu uma gestão de inovações e transformações fazendo a entidade avançar e ganhar reconhecimento em todo estado do Ceará e no Brasil. Foi um dos mais entusiastas do associativismo. Através dele a entidade ampliou o número de associados e sócios-diretores e passou a uma nova fase de crescimento e desenvolvimento.
Uma das primeiras inovações, e um projeto ousado, foi a construção da sede própria CDL, que o próprio Edvane denominou de ‘Palácio do Comércio’. O prédio onde funcionava o antigo ‘Cine Alvorada’ passou por um completo projeto de reforma dando lugar à sede atual, na Rua Dr. João Pessoa, 897. A inauguração no ano de 2004 culminou com a entrega do ‘Troféu Telha de Ouro’, importante comenda lojista criada, também na gestão de Edvane, para homenagear os empresários, empresas e instituições incentivadores do desenvolvimento do comércio. Naquela primeira edição, foram contemplados com o troféu, na categoria representante público, Dr. Herbert Gregório Siqueira, representante institucional, José Eleudson Queiroz, empresa Zenir Móveis, e empresário, José de Sá Vilarouca.
Foi com o então presidente Edvane Matias que a CDL de Iguatu venceu e ganhou o troféu de ‘Maior Caravana’ da Convenção Estadual do Comércio Lojista que aconteceu no município de Sobral. Depois desta, a entidade iguatuenses dirigida por Edvane Matias venceu sempre com as maiores caravanas, as convenções em Fortaleza, Beberibe e no Cariri.
No ano de 2011, na gestão do então presidente Ariosto Bezerra Vale, o empresário Edvane Matias voltou à CDL, desta vez para receber o ‘Troféu Telha de Ouro’ pela Fundação Edvane Matias, instituição criada por ele para ajudar e incentivar crianças e adolescentes, com reforço escolar e atividades socioculturais como música em grupo (coral) e outras. Naquela noite, Edvane, emocionado, recebeu o troféu das mãos do também empresário Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, atual presidente da entidade. “Foi uma emoção dupla”, lembrou Dedé Duquesa.
Pesar
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL publicou nota de pesar pelo falecimento do empresário: “Neste momento de profundo pesar, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu, através de todo o seu corpo de sócios-diretores e associados, se solidariza com a família do empresário Francisco Edvane Matias Vieira, cujo falecimento ocorreu no início da noite deste dia 13 de abril. Edvane foi um empreendedor à frente do seu tempo. Um sonhador que nunca se deixou abater pelas dificuldades que a vida lhe impôs. Seu legado como empresário e empreendedor ficará para os anais da história. Suas obras nesta entidade lojista, no meio social, comercial e empresarial ficará também. Transmitimos a todos os familiares e a sua legião de amigos, admiradores e colaboradores, nossas condolências, e que Deus, na sua infinita bondade, conforte a todos neste momento de dor.
0 comentários