Eliomar Alves da Silva homenageado pela FECLI/UECE

26/10/2019

A homenagem póstuma pelo reconhecimento e importância ao senhor Eliomar Alves da Silva aconteceu na última terça-feira, 22. O evento foi realizado no auditório do campus Humberto Teixeira. Contou com a presença de Irismar Cavalcante (viúva), dos filhos Alfredo, Everardo, Ednaldo e Eliomar Filho, além de familiares, convidados, alunos e professores da Faculdade de Ciências, Letras de Iguatu – FECLI/UECE.

A homenagem fez parte da programação da II Semana Universitária da IES, em reconhecimento à família que doou parte do acervo de livros de Eliomar Alves para a biblioteca da FECLI, cerca de mil livros, que agora catalogados estão disponíveis para acesso aos universitários.

Durante o evento, familiares visitaram o acervo doado à biblioteca. Logo em seguida foi colocada a placa nomeando a videoteca com nome de Eliomar Alves da Silva. De acordo com a diretor da FECLI, Gladeston da Costa Leite, esta foi a primeira sala nomeada no campus. Para membros da instituição, um reconhecimento justo pela importância da figura que foi o homenageado que tanto incentivou a leitura no município.

Esta foi a primeira sala nomeada no campus –

Generosidade

“A lembrança, os livros dele continuam vivos com a gente. Momento de celebrar isso. Esse acervo foi disponibilizado pela família muito gentilmente. É um verdadeiro presente que a gente acolhe com muita alegria. Todos nós ligados à UECE em Iguatu sabemos da dificuldade de termos um bom acervo de obras em nossa biblioteca, então uma doação dessas é algo importantíssimo tanto no aspecto logístico, de disponibilização de um serviço a nossa comunidade acadêmica. O senhor Eliomar vai continuar vivo aqui na FECLI por meio de seus livros, por meio do conhecimento dos livros que estão conosco”, enalteceu o professor Saulo Lemos, que conduziu a solenidade.

Em nome da família, Alfredo Cavalcante enalteceu a memória do pai. “Eu diria que uma característica muito forte de meu pai era a generosidade. Logo após sua morte, nós tivemos muitas surpresas de tantas pessoas a quem ele doou livros. Papai fazia algumas coisas que a gente não tomava conhecimento porque era da natureza dele fazer a generosidade como sua bandeira”.

Ainda durante a solenidade, o advogado e sobrinho de Eliomar, Samuel Alves, leu discurso feito pelo filho Alfredo Cavalcante, na missa de sétimo dia.

Os livros estão numa estante dedicada somente ao acervo que pertenceu a Eliomar. A homenagem à memória reforçou a importância do então principal livreiro que teve Iguatu.

Em nome da família, tanto a esposa dona Irismar e os filhos se mostraram agradecidos e felizes pela homenagem que dará continuidade ao legado deixado por Eliomar Alves, que faleceu no último dia 05 de março, aos 82 anos de idade.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *