Elo Amigo entrega 10 Unidades Sociais Produtoras de Refeições em Iguatu

07/10/2023

Das 20 Unidades Sociais Produtoras de Refeições – USPR, popularmente chamadas de Cozinhas Comunitárias, dentro do programa estadual Ceará Sem Fome, atualmente 15 já estão em funcionamento na Região Centro-Sul, executadas pelo Instituto Elo Amigo. “Ao todo serão 20 cozinhas. Já temos 10 funcionando em Iguatu, 4 em Quixelô e 1 em Acopiara. Faltam inaugurar mais uma em Quixelô, duas em Acopiara e duas em Catarina”, explicou o coordenador do Elo Amigo, Francisco Braz.

A maioria desses equipamentos foram implantados e outros reforçando alguma que já existia, como a primeira delas beneficiada pelo programa da Casa de Acolhimento Padre José Marques, no bairro Prado, nesta cidade. Além dessa, os bairros Chapadinha, Jardim Oásis, João Paulo II, Altiplano, Centro, e a zona rural no Cardoso II e os distritos de Suassurana, Gadelha e Barro Alto foram contemplados, servindo quase duas mil quentinhas por dia. “Dessas vinte unidades, dezenove servirão 100 quentinhas, e somente uma em Quixelô que está servindo 50. Ao todo serão 1.950 diariamente durante a duração do programa, que é de 120 dias. Além da distribuição dessas refeições, houve um processo de escolha dos profissionais que estão atuando nos equipamentos. Eles passaram por capacitação e orientações sobre armazenamento, manejo dos alimentos, cuidados e limpeza através de nutricionista que montou todos os cardápios. Para nós do Elo Amigo, foi um desafio ser contemplado pelo edital do Governo do Estado, mas que tem nos proporcionado colaborar com a melhoria na qualidade de vida de pessoas que muitas vezes não têm o que comer em suas casas. Esse programa promove segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social”, destacou Braz.

De acordo com o programa, as cozinhas comunitárias funcionam de segunda à sexta-feira, oferecendo gratuitamente uma refeição diária a partir das 11h. As pessoas beneficiadas são cadastradas previamente de acordo com alguns critérios estabelecidos, quando o objetivo é ofertar a refeição para quem realmente necessita.

Ceará Sem Fome

A meta inicial do programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, é fornecer 100 mil refeições diárias nas 14 regiões do estado dos 184 municípios cearenses. Para isso, foram selecionadas as organizações da sociedade civil, que disponham de estrutura e de capacidade técnica gerencial para credenciamento e monitoramento de unidades sociais produtoras de refeição. Sendo assim, as cozinhas comunitárias deverão dispor de equipes capacitadas para produzir e distribuir gratuitamente refeições diárias para as pessoas com maior necessidade alimentar em cada município. Os recursos do programa serão destinados prioritariamente à compra de insumos alimentares oriundos da agricultura familiar, contribuindo ainda para a inserção de renda na vida de diversas famílias produtoras.

Elo Amigo

Com atuação há mais de 20 anos e abrangência em todas as regiões do Estado do Ceará, o Elo Amigo tem uma história de resultados significativos em diversos projetos de: protagonismo juvenil, convivência com o semiárido, comunicação popular, implementação de tecnologias de captação de água, tecnologias de reuso de águas, promoção da cultura local, apoio técnico à produtores e produtoras rurais, realização de feiras da agricultura familiar, valorização das populações vulneráveis, entre muitas outras iniciativas próprias além de parcerias com outras organizações nacionais e internacionais.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *