No último dia 13, foram comemorados os 20 anos do Programa Nacional de Cisternas, no Espaço Ciência, em Olinda-PE, com ato público organizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com participação de 3 mil agricultores(as) e representantes de organizações marcando principalmente a retomada da política pública de acesso à água no Semiárido brasileiro após quase 6 anos de falta de investimentos.
O ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, autoridades estaduais e locais estiveram no momento que contou com a assinatura oficial do termo de compromisso para construção de 52 mil reservatórios de água em todos os estados nordestinos e parte de MG, os quais compreendem região de semiárido e apresentam devida necessidade de tecnologias e projetos através da metodologia do P1MC – Programa 1 Milhão de Cisternas, e do P1+2 – Programa 1 Terra e 2 Águas. A tarde foi marcada com palavras de ordem, depoimentos de como a chegada das cisternas impactaram a vida das famílias beneficiadas, música boa, feira com produtos da agricultura familiar, artesanato local, e troca de experiência entre os presentes.
Além do ato festivo, ocorreram de 14 a 16/11, as oficinas de planejamento das próximas etapas dos programas, com a presença de 102 organizações executoras – já vencedoras de edital de concorrência, através de seus coordenadores, técnicos, comunicadores(as) e representantes legais. O momento serviu para traçar metas e confirmar o compromisso de cada entidade e envolvidos no processo de construção e acompanhamento dos recursos destinados através da parceria MDS e ASA.
IEA
O Instituto Elo Amigo é referência na região Centro-Sul do estado do Ceará na atuação de projetos de protagonismo juvenil; convivência com o semiárido; comunicação popular; implementação de tecnologias de captação de água; tecnologias de reuso de águas; promoção da cultura local; apoio técnico à produtores(as) rurais; realização de feiras da agricultura familiar; valorização das populações vulneráveis; entre muitas outras iniciativas próprias e/ou em parceria com outras organizações estaduais, nacionais e internacionais. A instituição conta com uma trajetória de quase 22 anos de história de sucesso em tudo que se propõe a desenvolver.
Parceria renovada
Estão sendo destinados, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), um montante de R$400 milhões para construção de 52 mil cisternas para consumo humano – 16 mil litros, pelo P1MC (Programa 1 Milhão de Cisternas), e cisternas para produção de alimentos e criação de animais – 52 mil litros, pelo P1+2 (Programa 1 Terra e 2 Águas). Todas as organizações executoras estarão sendo acompanhadas pela ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), e deverão prestar contas ao passo que irão entregando uma série de produtos (resultados das etapas) exigidos no edital público.
O contrato tem duração de 20 meses e já está em fase de planejamento interno e contratação de pessoal específico para as atividades dos programas – com formação técnica e experiência de mobilização social.
0 comentários