A princípio, tradicionalmente se usa fogos de artifício para celebrações e festividades para iluminar o céu e encantar os espectadores. No entanto, o uso inadequado desses artefatos explosivos pode resultar em acidentes graves e danos à propriedade. Pensando nisso o Corpo de Bombeiros de Iguatu através do 4º Grupamento foi ao centro de Iguatu no intuito de realizar o trabalho de prevenção aos comerciantes e consumidores na ideia de garantir que a utilização de fogos de artifício seja segura e responsável.
Costumeiramente os fogos são disparados por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes. “Estamos fiscalizando e notificando eventuais irregularidades em comércios e barracas que comercializam os fogos no centro e em bairros periféricos. Não pode haver comercialização em locais inapropriados. Em caso de reincidência a pena é apreender. Para vender esses fogos é preciso de uma certificação por nossa parte”, disse o Tenente Coronel Mendes Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros.
Mesmo o material menos potente pode ser suficiente para causar queimaduras e machucar quem está portando o artefato ou as pessoas ao redor. “Nesse período festivo também aumentam os casos de acidentes envolvendo a utilização desse tipo de material, quando observamos diversos fatores que contribuem para o incremento dessa triste estatística. Acidentes como queimaduras, incêndios e pânico provocados pelos estampidos são comuns nessa época do ano entre as pessoas que utilizam fogos de artifício”, ressaltou Coronel.
Dicas
Diante dos problemas citados, o Corpo de Bombeiros vem esclarecendo as pessoas sobre o uso dos diversos tipos e modelos de fogos, bem como sugerimos algumas dicas de segurança. “Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros, pois estão liberados para comercialização dos respectivos produtos e sempre confira o certificado de garantia; leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização; mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças; nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e a dos outros. Obedeça às instruções da embalagem; e ressaltar que a ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam”, disse o comandante.
Tradição
A maioria dos comerciantes deste tipo de segmento de produto instalaram suas barracas na Avenida Fransquinha Dantas. Os vendedores têm que seguir regras e aplicar cuidados para evitar acidentes. As barracas são montadas no calçadão, distante de residências e comércios, além do espaçamento entre os pontos de vendas. São exigidos também extintores e placas de advertência, além do cumprimento das regras de comercialização desse tipo de produto.
0 comentários