Com pluralidade de produções cinematográficas, mais de 170 filmes inscritos, com 08 Estados nordestinos marcando presença (Bahia, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte) e durante o enfrentamento de uma pandemia: é assim que chega a 8ª edição da Mostra de Cinema de Iguatu, de forma 100% on-line, gratuita, entre os dias 03 e 07 de março.
A abertura do evento aconteceu com a exibição do filme “Pajeú”, de Pedro Diógenes, e homenagem à cearense Samya de Lavor, atriz talentosa de muita versatilidade, reconhecida com prêmios nacionais de interpretação, a exemplo do tradicional Festival de Brasília. Além de tudo, Samya é a cara do cinema contemporâneo cearense, tendo contemplado muitas produções com sua excelente interpretação das mais diversas personagens.
Kamille Costa, idealizadora da Mostra ao lado do produtor cultural César Teixeira, relata os grandes desafios encontrados durante a jornada para a produção e realização do evento deste ano e pondera que apesar dos contrastes entre um evento presencial, com a experiência da sala de cinema, um evento feito de forma online, onde cada um está isolado, tendo sua experiência única e individual é diferente, mas pode também ser muito plural e ainda mais acessível a todos os públicos.
“É desafiador encarar o cinema fora do seu lugar tão conhecido por todas: a sala enorme de cinema, a exibição na melhor qualidade, diversas pessoas reunidas com suas reações particulares na pouca luz que traz cumplicidade e igualdade. A pandemia afetou várias atividades, inclusive a nossa, mas vamos superar este desafio de tentar unificar essas experiências com cada um em seu sítio individual, seu aparelho, sua mídia, o que não anula a experiência de ser plural, talvez até a fortaleça, nem sabemos, mas mesmo assim, a saudade da sala de cinema é a maior falta de todo esse processo de adaptação”, disse César.
Mostra
Os filmes selecionados na Mostra Competitiva estão divididos em duas categorias: Curta Cearense e Curta Nordeste. São 20 filmes no total que poderão ser assistidos através do site www.mostracineiguatu.com.br, com prazo de 48h para cada. A 8° Mostra de Cinema de Iguatu foi selecionada no Edital Patrocínio a Festivais Culturais da Lei Aldir Blanc Ceará 2020 – SECULT CE.
Webpapos e Oficinas
Em paralelo à Mostra Competitiva, a Mostra de Cinema de Iguatu mantém seu eixo formativo. Durante a programação, estão sendo realizadas as oficinas de “Realização Fílmica”, com a professora, pesquisadora e realizadora audiovisual Sara Benvenuto, e a oficina de Concepção de Figurinos e Personagens, com Cris Garrido, abordando sua experiência com o filme “Pacarrete”. Já a programação do Webpapos é relacionada à produção audiovisual, à pesquisa cinematográfica e à acessibilidade no cinema, abrindo espaço e oportunidade para possíveis novos nomes no ramo do cinema cearense, também fazem parte da programação e serão divulgados em breve.
0 comentários