Empresa Monte Verde distribuidora da ‘Água Ideal’ é nova associada da CDL de Iguatu

30/11/2024

Uma das últimas conquistas da CDL foi levar para seu quadro de associados a empresa Monte Verde, responsável pela extração da água Ideal, uma das marcas de água adicionada de sais de maior potencial de crescimento do mercado do Ceará. Crescimento também da empresa em estrutura de produção, equipamentos, logística de distribuição e pessoal.

Com funcionamento da localidade de Monte Verde, nas margens da rodovia que liga Quixelô a Iguatu, a empresa está em território iguatuense e todos os tributos fiscais são recolhidos para o erário de Iguatu.

A empresa familiar, que nasceu em 2017 e fazia o envasamento de pouco mais de 5 mil garrafões de 20 litros/mês, hoje alcança 6 mil garrafões por dia e cerca de 3.200 fardos da garrafa de 500ml, além do envasamento da embalagem de 1,5 litros que produz por dia cerca 1,100 fardos. Outro avanço significativo e divisor de água foi a implantação da fábrica de garrafões em 2022. Com demanda própria de garrafões a empresa deu o salto que precisava para atender mais pontos de distribuição, hoje chegando a 300 unidades num raio de abrangência que envolve os municípios de Iguatu, Acopiara, Jucás, Cariús, Tarrafas, Saboeiro, Quixelô, Icó e Cedro. Os produtos que vêm de fora para finalizar o envasamento são a matéria-prima das embalagens, tampa das garrafas, lacre dos garrafões e selo com a marca, adquiridos de fornecedores de Fortaleza, Recife e Salvador.

Os investimentos da empresa em tecnologia, equipamentos, veículos de distribuição e qualificação de pessoal deram novo patamar de produtividade. A logística que envolve o envasamento das garrafas de 500 ml, por exemplo, é toda automatizada e sem contato manual. A peça de 20cm que entra na máquina recebe um sopro de ar quente para se transformar na garrafa, que vai para um posicionador para alinhamento, em seguida entra no túnel para o processo de lavagem, depois a garrafa recebe a água no envasamento e segue outras etapas a onde recebe a tampa, data de envasamento, rótulo, data fiscal e empacotamento finalizando com o fardo de 12 unidades.

São 8 caminhões se revezando diariamente para entregar água em garrafões e nas embalagens pequenas em todas as cidades da rota atendida e nos pontos de vendas. Com o lançamento da garrafa de 500ml a água Ideal vem conquistando outras fatias de consumidores em mercados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A empresa gera cerca de 330 empregos diretos e indiretos. São 33 colaboradores diretos e 300 dos pontos de vendas; pessoas que acreditaram na marca e cresceram junto, muitos passaram a se dedicar exclusivamente às vendas da água Ideal e viram suas vidas mudarem com a conquista de bens e melhoria da qualidade de vida.

Origens

A história da água Ideal tem origem com o patriarca da família, Geraldo Alves do Carmo, 78, conhecido como ‘Geraldo Gregório’. No final da década de 1970 trabalhava como rendeiro, quando dividia metade do que produzia de algodão, feijão e milho, com os donos das terras onde trabalhava. Vendeu lenha em lombo de animal para sustentar a família, a esposa e quatro filhos. Em 1977 transferiu a família para Iguatu, para que os filhos fossem estudar. Em 1986 com a produção algodoeira dizimada pelo bicudo, a crise com a falta d’água levou o agricultor a investir na escavação de um poço profundo para abastecer a casa e um pequeno rebanho que ele havia formado com muito esforço e trabalho. E foi exatamente a ampliação dos poços profundos na localidade que ajudou na descoberta do potencial de qualidade da água e fez pai e filhos perceberem e acreditarem no sucesso que a marca é hoje. Dos quatro filhos, Geomar, Gilca, Gilvan e Gilberto, apenas Geomar e Gilberto se dedicam à gestão da empresa. Marcos Vinicius, filho de Geomar, já graduado em Administração, é o braço direito da empresa, principalmente na relação com os fornecedores.

Fortalecimento

A adesão da empresa Monte Verde à CDL faz parte de uma ação da entidade de ampliação do quadro de associados. Objetiva indiretamente fortalecer cada vez mais a relação entre associado/entidade, disponibilizando também seu leque de serviços oferecidos através da frente de entidades, local, estadual e nacional envolvendo a FCDL/CE e CNDL.

Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, presidente da CDL de Iguatu, enfatizou que a chegada da empresa Monte Verde enaltece e engrandece a entidade lojista, e todos os seus pares. O presidente frisou que está entre as metas da CDL buscar novos associados, empresários e lojistas de Iguatu e região, com espírito público voltado para o associativismo, o trabalho conjunto compartilhando ideias, pensamentos e ações, que resultem no crescimento de todos.

MAIS Notícias
Precatórios somam R$ 55 milhões em Iguatu, afirma prefeito
Precatórios somam R$ 55 milhões em Iguatu, afirma prefeito

Uma audiência pública realizada no campus Humberto Teixeira, na terça-feira, 1º de abril, discutiu a grave situação financeira do município de Iguatu, agravada pelos débitos judiciais vencidos referentes a precatórios. O encontro reuniu autoridades, representantes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *