Memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. A prática do xadrez desenvolve essas e outras habilidades e seus praticantes da cidade Iguatu colocam o município em cenário de relevância estadual. No último final de semana, quatro atletas iguatuenses e mais de 80 enxadristas disputaram o título do XXII Campeonato Cearense.
O jovem Joahaby Batista Brasil conquistou o 3º da competição na modalidade ‘xadrez rápido’ variante do xadrez que emprega uma quantidade de tempo reduzida para cada jogador, em vez do tempo normalmente regulado, em competições.
Joahaby foi o 3º lugar geral na modalidade de rápidas fazendo 6/7. Na modalidade ‘xadrez blitz’, ele ficou em 5º lugar fazendo 8/11, o que caracteriza um ótimo desempenho, comemorado por seus amigos e praticantes da cidade. No ano passado, ele já havia conquistado o 5º no mesmo campeonato.
O jovem aprendeu o esporte junto com seu professor de informática na Escola Amélia Figueiredo no ano de 2019. “Feliz pelo resultado conquistado. A pandemia me fez dedicar mais ao esporte assim como perceber que poderia chegar mais longe e deixar de ser apenas um hobby. Gostaria de viver disso, me dedicar mais horas ao dia estudando e lendo sobre o esporte”, declarou.
Joahaby espera aumentar o nível e pensando nisso segue aprimorando sua técnica on-line desafiando competidores de todo lugar do país. “Divido meu tempo com meu trabalho. Espero que o esporte seja conhecido, ganhe mais adeptos na cidade e tenha apoio e patrocínio. Isso seria o mundo ideal, mas temos conhecimento do quanto é difícil”, afirmou.
Xeque-mate
Em Iguatu, existe o Projeto Xeque-Mate idealizado por um grupo de amigos que tem em comum o amor pela prática. O projeto conta ao todo com 50 participantes e teve início no ano de 2017, com o propósito de incentivar o esporte dentro da região, a fim de classificar representantes iguatuenses nos principais campeonatos do estado do Ceará.
Iguatu atualmente conta com um cenário em expansão de grande promessa para o futuro se tornando uma das referências no esporte a nível Estadual. “Para nós de Iguatu foi um campeonato inesquecível. Por tudo que ele representou para nós, pelas dificuldades e ao mesmo tempo pelas conquistas, e com certeza no próximo ano Iguatu vai mais forte e as próximas metas quem sabe é melhorar a classificação e até mesmo quem sabe um dia trazer o título de campeão para Iguatu”, afirmou David Ycaroh competidor e um dos fundadores do Xeque-Mate de Iguatu.
Além de David Ycaroh e Joahaby Batista, também participaram do último evento esportivo representando Iguatu os enxadristas Cleilton Bezerra de Melo, que conseguiu um ficar na posição 70 da modalidade de ‘xadrez rápido’, e em 52º no ‘xadrez blitz’. Já Antônio Rozeli Alves Rodrigues conseguiu ficar entre os 40 no ‘xadrez rápido’ e na 45ª colocação ‘xadrez blitz’.
O grupo possui página nas redes sociais e se encontra aos sábados às 15h, com o objetivo de movimentar o esporte na cidade e elaborar os principais eventos de xadrez na Região.
Serviço
Instagram: @xequemateiguatuce
0 comentários