Erisson Oliveira, o ‘Fofão’, luta neste final de semana no Campeonato Cearense de Jiu-Jitsu

27/11/2021

O atleta e lutador de jiu-jitsu, Erisson Oliveira, já está em Fortaleza, capital do Estado, onde participa neste final de semana do Campeonato Cearense de Jiu-jitsu, competição oficial realizado pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Ceará – FJJCE, entidade filiada a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu – CBJJ.

O torneio marca o retorno das competições presenciais do esporte e acontece no Ginásio Paulo Sarasate, hoje, sábado, 27 e amanhã, 28. E Iguatu vai ter representação com promessa de títulos. Fofão, como é conhecido, participa pela primeira vez desse torneio. “Pra mim é um sonho. Eu que tenho várias conquistas de medalhas em competições, participar dessa estadual está sendo uma realização pessoal grande. Uma grande experiência que vou ter”, comemora o jovem atleta de 24 anos, que há pouco mais de nove pratica jiu-jitsu e muay thai. “Estou me sentindo bem melhor, que nos campeonatos anteriores que participei. Para esse campeonato eu venho me preparando muito. Estou voltando a ativa em competições, estava parado há três anos”, destaca, afirmando que o bom desempenho sentido é graças a um forte trabalho de preparação física e nutricional que recebeu. “Tudo isso é importante, uma questão de força, potência, resistência, além da parte técnica específica da luta. Isso o atleta tem que ter. Nessa reta final, só trabalhei a parte do jiu-jitsu”. Contou, explicando que antes estava fazendo de dois a três treinos por dia. Nessa última semana, antes de embarcar para competição realizou apenas um treino por dia. “Eu estava com peso altíssimo, perdi 10 quilos em pouco tempo, consegui uma nutricionista que é Pâmela, a quem sou grato por esse apoio que me ajudou bastante. Já no preparo físico, contei com o apoio da turma do Boxer Mirmidões, onde fiz minha preparação toda para esse campeonato cearense”, mostra-se grato.

O jovem lutador que começou na atividade por incentivo de um tio, Josimar Oliveira, há pouco mais de nove anos. Atleta de bom desempenho, recebeu apoio do lutador e treinador André Ribeiro. “É um cara, a quem só tenho que agradecer. Ele deixou eu continuar treinando mesmo sem condições de se manter. É um profissional que me espelho. Um cara que sempre me ajudou e ajuda muito”, afirmou.

Apelo

Mas, apesar do apoio de amigos e profissionais, Erisson faz outro apelo. A luta pelo investimento ao esporte. Mesmo com toda dedicação e histórico de vitórias, não diferente de outras modalidades esportivas os atletas acabam esbarrando na falta de incentivo financeiro, mas mesmo diante de tantas dificuldades, eles não desistem dos sonhos. “Essa parte financeira atrapalha muito o atleta, principalmente a gente que mora no interior. Não tem um apoio fixo. Tem gente que faz rifa, pra poder competir. Às vezes a gente não consegue o valor exato que é preciso para uma inscrição, uma passagem. A gente vai na raça mesmo. Graças a Deus, tive alguns apoios para esse campeonato. Só tenho a agradecer aos que estão comigo. Não foi fácil, mas sou grato a cada um”, disse o jovem, confiante em voltar para Iguatu com bom resultado nessa primeira participação do Campeonato Cearense de Jiu-jitsu, com o foco ainda mais longe. “Todo atleta tem o sonho de participar do campeonato mundial de jiu-jitsu que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos, todo atleta tem o sonho de ser campeão mundial, um dia.”

É o que pretende o amigo e colega de treino, Samuel Nathie, 20, que há quatro anos pratica jiu-jitsu. Começou na atividade através de um projeto social, passou a fazer parte da equipe e também, nesse pouco tempo, é um colecionador de títulos. “Muito bom ver o desempenho e garra do Fofão, isso porque a gente treina junto e ao mesmo tempo estamos nos preparando. O esporte tem mudado muito na minha vida. Perdi muito peso. Graças ao esporte tive outro olhar da vida. Foquei, e as coisas vêm acontecendo. Estamos confiantes na vitória do nosso companheiro”, disse, incentivando o amigo, já se preparando para uma competição de jiu-jitsu, que acontece no próximo dia 04, no Estado do Piauí.

E se o foco do time comandando por André Ribeiro é formar campeões, os resultados são positivos. Isso porque o próprio André conseguiu transformar o sonho em realidade. O multicampeão de Jiu-Jitsu e MMA, aos 33 anos, é inspiração na modalidade. André tem 17 anos na atividade como atleta profissional, nesse tempo participando de competições nacionais e internacionais. “Uma satisfação enorme estar à frente de uma equipe que eu tive o prazer de formar. Desde 2007 que formei, a gente sempre colhendo bons frutos. Despontando tanto a nível nacional e internacional, porque tem uma galera nossa que luta fora. É muito satisfatório ver que meus alunos estão trilhando o mesmo caminho que fiz há um tempo atrás. É o que eu falo, hoje em dia não existe mais espaço para amadorismo, as competições todas são profissionais. Tudo muito certo. A gente tenta passar o máximo possível do que a gente sabe, aprendeu… pra que eles consigam absorver e colocar na luta, dentro do tatame”, ressaltou, parabenizando a força de vontade e dedicação do jovem lutador Erisson, que também é instrutor do Team André Ribeiro.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *