Escola abre as portas para mostrar Histórias que não foram contadas

28/10/2023

O acadêmico de Direito, José Roberto Filho voltou à escola onde estudou desde o Ensino Fundamental e saiu recentemente para visitar a Semana Cultural, conhecer os espaços e aprender também mais sobre a história de Iguatu, suas ruas, personagens homenageados dentro do projeto ‘As histórias que não foram contadas’, que chegou à quinta edição. “Me sinto agraciado em visitar a escola num evento cultural tão importante. É um sentimento que a gente não consegue explicar. Uma pessoa que praticamente foi criada aqui, cresceu aqui, porque a escola faz parte da minha infância, adolescência. É um evento cultural muito importante”, declarou o visitante.

O objetivo do evento é trazer a comunidade, pais e familiares para dentro da escola. Durante dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho de pesquisa, estudo e organização do que foi aprendido para repassar aos visitantes sobre os homenageados. Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, os alunos apresentam tudo o que foi coletado, desde histórias a objetos, pessoas, fotos… A cada ano, as salas homenageiam uma pessoa. Este ano também passaram a pesquisar sobre ruas da cidade.

O bancário aposentado pela Caixa Econômica Federal, Silvani Soares, foi um dos homenageados e falou desse momento. “Para mim foi uma grande satisfação estar presente nesse evento, com isso valorizando a cultura da nossa cidade, resgatando histórias e projetando sempre o amanhã. Esses alunos da Escola Modelo serão os futuros homenageados e grandes profissionais adiante com essas experiências de que estão participando”, declarou.

O projeto ‘Histórias que não foram contadas’ incentiva trabalho de pesquisa feito pelos alunos, acompanhados pelos pais e professores. “Este ano tivemos um diferencial em focar em locais históricos. Os alunos pesquisaram sobre aquele espaço público. “A gente fica muito feliz. Em primeiro lugar agradecidos a Deus, por nos proporcionar essa coragem de fazermos um projeto tão importante, tudo com a participação direta dos alunos, com o apoio da família”, destacou Sulene Teixeira, diretora de ensino, agradecendo a participação de todos.

Pessoas e locais históricos

De acordo com a programação, alunos da Educação Infantil das turmas Modelo Baby e Infantil V homenagearam os irmãos empresários Valevisck e Valesko Belém Cavalcante, e o local histórico Aeroporto Dr. Francisco Tomé da Frota. Já a Infantil II Azul e Laranja homenagearam o médico Márcio Rodrigues e a Rua Pedro Gomes de Araújo. As turminhas Infantil III Azul e Laranja homenagearam o jornalista Emmanuel Antunes Montenegro Maia e o Instituto Federal de Iguatu. Já o Infantil IV Azul e Laranja homenagearam o contabilista Antonio Mardonio de Oliveira e o Terminal Rodoviário Senador Virgílio Távora.

As salas do Ensino Fundamental I homenagearam a médica Lucirene Rocha Lima e a Rua 15 de novembro; o empresário Sebastião Alves Sobreira Júnior e a Rua Epitácio Pessoa; a empresária Maria Gracileide Ferreira e a Rua José Marcio da Silva Nogueira (antiga Rua Estados Unidos); o padre José Wallace Pessoa Pinheiro Neto e a Rua José de Alencar; José Silvani Soares Ferreira, bancário aposentado, e a Avenida Dário Rabelo.

As turmas do Fundamental II homenagearam a professora Vanuza Maria Gonçalves de Amorim e o Abrigo Metálico; a cantora Lúcia de Fátima de Oliveira Felipe e o Mercado Público Municipal; os empresários Alex de Araújo Alcoforado de Oliveira e Francisco Alves de Lucena (Chico da Canteiros) e a Rua 13 de maio.

O Ensino Médio e o 9° ano homenagearam o empresário Roney Lima Verde Moreno e a Avenida Carlos Roberto Barros Costa; o lojista Emilson Alves Bezerra e a Praça Alcântara Nogueira; a médica Dra. Marisete Campinho Braga e a ponte metálica Demócrito Rocha.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *