O acadêmico de Direito, José Roberto Filho voltou à escola onde estudou desde o Ensino Fundamental e saiu recentemente para visitar a Semana Cultural, conhecer os espaços e aprender também mais sobre a história de Iguatu, suas ruas, personagens homenageados dentro do projeto ‘As histórias que não foram contadas’, que chegou à quinta edição. “Me sinto agraciado em visitar a escola num evento cultural tão importante. É um sentimento que a gente não consegue explicar. Uma pessoa que praticamente foi criada aqui, cresceu aqui, porque a escola faz parte da minha infância, adolescência. É um evento cultural muito importante”, declarou o visitante.
O objetivo do evento é trazer a comunidade, pais e familiares para dentro da escola. Durante dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho de pesquisa, estudo e organização do que foi aprendido para repassar aos visitantes sobre os homenageados. Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, os alunos apresentam tudo o que foi coletado, desde histórias a objetos, pessoas, fotos… A cada ano, as salas homenageiam uma pessoa. Este ano também passaram a pesquisar sobre ruas da cidade.
O bancário aposentado pela Caixa Econômica Federal, Silvani Soares, foi um dos homenageados e falou desse momento. “Para mim foi uma grande satisfação estar presente nesse evento, com isso valorizando a cultura da nossa cidade, resgatando histórias e projetando sempre o amanhã. Esses alunos da Escola Modelo serão os futuros homenageados e grandes profissionais adiante com essas experiências de que estão participando”, declarou.
O projeto ‘Histórias que não foram contadas’ incentiva trabalho de pesquisa feito pelos alunos, acompanhados pelos pais e professores. “Este ano tivemos um diferencial em focar em locais históricos. Os alunos pesquisaram sobre aquele espaço público. “A gente fica muito feliz. Em primeiro lugar agradecidos a Deus, por nos proporcionar essa coragem de fazermos um projeto tão importante, tudo com a participação direta dos alunos, com o apoio da família”, destacou Sulene Teixeira, diretora de ensino, agradecendo a participação de todos.
Pessoas e locais históricos
De acordo com a programação, alunos da Educação Infantil das turmas Modelo Baby e Infantil V homenagearam os irmãos empresários Valevisck e Valesko Belém Cavalcante, e o local histórico Aeroporto Dr. Francisco Tomé da Frota. Já a Infantil II Azul e Laranja homenagearam o médico Márcio Rodrigues e a Rua Pedro Gomes de Araújo. As turminhas Infantil III Azul e Laranja homenagearam o jornalista Emmanuel Antunes Montenegro Maia e o Instituto Federal de Iguatu. Já o Infantil IV Azul e Laranja homenagearam o contabilista Antonio Mardonio de Oliveira e o Terminal Rodoviário Senador Virgílio Távora.
As salas do Ensino Fundamental I homenagearam a médica Lucirene Rocha Lima e a Rua 15 de novembro; o empresário Sebastião Alves Sobreira Júnior e a Rua Epitácio Pessoa; a empresária Maria Gracileide Ferreira e a Rua José Marcio da Silva Nogueira (antiga Rua Estados Unidos); o padre José Wallace Pessoa Pinheiro Neto e a Rua José de Alencar; José Silvani Soares Ferreira, bancário aposentado, e a Avenida Dário Rabelo.
As turmas do Fundamental II homenagearam a professora Vanuza Maria Gonçalves de Amorim e o Abrigo Metálico; a cantora Lúcia de Fátima de Oliveira Felipe e o Mercado Público Municipal; os empresários Alex de Araújo Alcoforado de Oliveira e Francisco Alves de Lucena (Chico da Canteiros) e a Rua 13 de maio.
O Ensino Médio e o 9° ano homenagearam o empresário Roney Lima Verde Moreno e a Avenida Carlos Roberto Barros Costa; o lojista Emilson Alves Bezerra e a Praça Alcântara Nogueira; a médica Dra. Marisete Campinho Braga e a ponte metálica Demócrito Rocha.
0 comentários