Escola de Saúde Pública capacita profissionais para utilizar o capacete Elmo

27/03/2021

O equipamento reduz em 60% a necessidade de intubação de um paciente. A tecnologia desenvolvida no Ceará, que começou a ser utilizada na capital Fortaleza, está sendo ampliada para hospitais que tratam Covid-19 também no interior.

Na Região Centro-Sul, pelo menos 18 capacetes Elmo já estão sendo utilizados. Seis na unidade de tratamento de Covid em Icó, e doze, em Iguatu, quatro para cada uma das unidades de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional, Hospital São Vicente e Casa de Saúde Dr. Agenor Araújo. “É uma tecnologia desenvolvida aqui no Ceará, através de um estudo da Escola de Saúde do estado. Desde quando passamos a conhecer esse equipamento, podemos ver o quanto ele apresenta resultados positivos, reduzindo que pacientes sejam intubados”, ressaltou Georgy Xavier, diretor da Escola de Saúde de Iguatu.

O agricultor Cícero Bezerra de Oliveira, 42, que chegou a ser internado no Hospital Regional de Icó, fez o uso do capacete Elmo. “Graças ao capacete consegui voltar a respirar e estou melhorando. Voltei a sentir minha respiração”, pontuou.

Esse tipo de depoimento motiva profissionais da saúde que trabalham nos hospitais com leitos de UTI a aprender ainda mais sobre a utilização dessa nova tecnologia. Testes clínicos realizados com o elmo apontam que o capacete pode reduzir em 60% a necessidade de internações em leitos de UTI. O tratamento é indicado para pacientes internados com quadro leve ou moderado de Covid-19.

O capacete atua como respirador e assim tem evitado que os pacientes passem para a intubação –

Avanço

A fisioterapeuta Alexssandra Leandro, que participa da capacitação, fez o uso do capacete no treinamento. “Há um leve desconforto inicial porque a pessoa fica nervosa e as frequências respiratória e cardíaca aumentam, mas logo vai aliviando, com o capacete dá para conversar, beber água e até se alimentar”, destacou.

Para o fisioterapeuta Toni Pereira, que trabalha na UTI, o equipamento é uma novidade que traz avanços e ganhos para os pacientes por ajudar a evitar a intubação.  “Tudo que é desconhecido traz dificuldade inicial e curiosidade, mas é simples a técnica de uso. É importante pelo que ele se destina”.

Georgy Xavier ressaltou ainda que inicialmente profissionais locais foram treinados por instrutores da Escola de Saúde Pública do Ceará, e agora estão repassando a capacitação para outros enfermeiros, fisioterapeutas e médicos dos hospitais particulares e filantrópicos que dispõem de ala para atendimento de pacientes com Covid-19.

A partir da capacitação os profissionais se tornam aptos a cuidar ainda mais dos pacientes com o capacete Elmo, que se tornou uma alternativa no tratamento da covid-19 nas unidades de saúde.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *