Já está em pleno funcionamento o projeto Escola de Trânsito idealizado pelo secretário de Trânsito e Segurança do município, Antônio Filho. A estrutura que contempla salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, parque infantil e um complexo de trânsito educativo está funcionando num anexo da sede da secretaria, na antiga sede do Ibama, na Rua Adeodato Matos Cavalcante.
O projeto tem força de Lei aprovada na Câmara Municipal, homenageia o agente de trânsito (saudosa memória) Francisco Leandro Passos, e objetiva educar para um trânsito cidadão, num trabalho em parceria com a rede oficial de Educação, segundo explicou Antônio Filho.
O lançamento oficial aconteceu no final da tarde da sexta-feira, 10, com a participação do prefeito Ednaldo Lavor, demais secretários municipais, vereadores, representantes do setor de Educação do município e outros convidados. Na oportunidade, o secretário Antônio Filho e o prefeito Ednaldo Lavor enfatizaram a relevância do novo equipamento para a formação de futuros condutores e usuários do trânsito. Antônio Filho lembrou que o projeto vai funcionar de olho na nova geração de usuários do trânsito, as crianças. “Se a gente educa e instrui as crianças para que elas aprendam sobre o trânsito, suas legislação, segurança e uso, estaremos cooperando para a formação de usuários conscientes para um trânsito mais seguro”, disse Filho. A ação faz parte do Maio Amarelo, de prevenção à violência no trânsito.
O prefeito Ednaldo Lavor afirmou que “para termos um trânsito mais seguro precisamos formar condutores conscientes, ações conjuntas entre entidades públicas e privadas só vêm a fortalecer as ações no combate à violência no trânsito”, ressaltou.
Visitas
Na primeira semana aberta ao público, após o lançamento, a Escola de Trânsito recebeu crianças de escolas das redes pública e privada. Os educadores que acompanharam os estudantes na visita gostaram da ideia. “Achei bem interessante. É diferente e permite que as crianças aprendam na prática sobre o trânsito”, relatou a professora Marluce Gomes, 27.
As crianças ficam encantadas com todo o complexo do trânsito, especialmente a plataforma em miniatura que simula uma cidade com suas ruas, os usuários e os equipamentos, placas de sinalização, faixa de pedestres e os veículos.
Antônio Filho informou que as escolas ou instituições interessadas em agendar para visitar podem fazer isso na própria secretaria. A Escola está aberta para ao público em geral para visitação de segunda à sexta, das 8h às 13h.
Rua Cidadã
Outro braço da área de trânsito e segurança, o projeto ‘Rua Cidadã’ será lançado amanhã, às 08h, na praça Alcântara Nogueira. A ideia, segundo explicou o secretário Antônio Filho, é estimular o cidadão para ele se sinta à vontade para ocupar o espaço público que é dele. Estão previstas atividades de esporte e apresentações com clubes de motociclistas, Iguatu Club Fusca, dança, teatro e música.
0 comentários