Escola Modelo inaugura moderno auditório

26/08/2023

Foi uma noite marcada por muitas emoções, gratidão e sorrisos. Na quarta-feira, 23, a direção da escola Modelo apresentou o auditório Laura Alves Costa, anexo à instituição de ensino, que chama atenção pela sua bonita fachada. O prédio conta com estrutura moderna, seguindo padrões de segurança e acessibilidade. Um amplo espaço com capacidade para receber 200 pessoas sentadas confortavelmente, além de banheiros, camarim, sistema de iluminação e som modernos.

O auditório foi inaugurado com a presença de convidados, professores e os demais colaboradores da escola. De acordo com o professor Elder Costa, a construção foi uma necessidade, um sonho. “Esse auditório não vai ficar só para benefício da escola Modelo, mas a gente fez para que Iguatu pudesse ter um espaço a mais com conforto. Desejo que aqui esse seja utilizado com palestras, simpósios, entre outros tantos eventos que possam acontecer aqui nesse espaço”, disse.

Durante a inauguração, o professor apresentou a equipe que desenvolveu o projeto, incluindo seu filho Saulo Costa, que é engenheiro civil. Elder também falou um pouco da história de sua vida, explicando também a ideia de dar o nome da sua mãe para o espaço, que agora é Laura Alves Costa. “A construção do auditório é uma necessidade, um sonho. Eu nunca vi minha mãe triste. Ela era uma fortaleza, mesmo na morte do meu pai, ela já de idade mais avançada, era sempre forte. Tudo que eu fizer pelo nome da minha mãe e meu pai, estou fazendo pouco. Não foi preciso buscar ídolos fora. Meus ídolos estavam dentro de casa. Não foi fácil vencer na vida, como professor. Eu disse que ser professor é empobrecer na vida, mas com dignidade.” comentou Elder.

Ainda no decorrer da solenidade, Elder contou um pouco de sua história como chegou a Iguatu, agradecendo a acolhida e amizades que logo fez por aqui. “Eu me sinto iguatuense. Eu sou iguatuense. Eu escolhi essa terra porque aqui as pessoas são fáceis de fazer amizade, pessoas simples e acolhedoras.”

 

Orgulho

Andréa Alves, sobrinha de Elder, considerada filha para o professor, fez muitos da plateia chorar. Em nome da família, agradeceu o apoio, o amor e o carinho que sempre recebeu do tio, relembrando um pouco da história de sua família e do menino Francisco, que depois veio se tornar o tio Elder, professor de Química, tão respeitado e querido por seus alunos por onde passou e continua ensinando. “Isso aqui é consequência do que ele é. Para mim, é motivo de orgulho ser a sobrinha do professor Elder, famoso professor. Mas para a família é Francisco, fruto de uma mulher de sorriso largo, de café sempre feito, de uma porta escancarada. Nós conhecemos uma mulher que dava comida a quem tinha fome, que dava bebida a quem tinha sede”, acrescentou.

Cidadão Iguatuense

Durante o evento, aconteceu também a entrega o Título de Cidadão Iguatuense ao professor Elder Costa, na oportunidade o vereador proponente Lindovan Oliveira contou um pouco sobre a escolha do nome de Elder para receber tal honraria, que antes tinha sido apresentada para outorga pelo então vereador na época Aderilo Alcântara, que também participou do momento. “Esse título foi outorgado primeiramente por Aderilo, mas naquele momento não foi concluído. Em 2019, o nome foi proposto novamente e aprovado por unanimidade. O título de cidadão é para pessoas que fizeram e fazem pelo nosso município. Foi prazer enorme participar desse momento e entregar esse título que foi outorgado e aprovado por unanimidade pelos 17 vereadores”, declarou Lindovan.

O secretário executivo de Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, na oportunidade falou sobre a importância da honraria. “É dedicação integral mesmo essa do professor Elder. Portanto, realmente não tem como se medir todo trabalho que você tem feito com sua equipe. Toda essa dedicação, contribuição. Esse grande legado de fortalecimento da Educação não só em Iguatu, mas na Região Centro-Sul. Temos que parabenizar essa iniciativa. Chegou o dia, a hora. Muito obrigado ao professor Elder e toda sua família Modelo”.

Elder falou sobre como chegou a Iguatu, como surgiu a escola Modelo, que começou a erguer num espaço amplo. “Essa escola começou a ser construída em 2006. Passei pela rua, vi uns escombros, muito lixo. Naqueles escombros eu vi umas crianças correndo. Eu disse: isso aqui é uma escola. Construí essa escola sem muitas pretensões. Hoje eu aprendi a fazer escola com a escola Modelo, porque aqui é uma família. Meu jeito de fazer escola era outro”, disse.

“Devo muito às pessoas que fazem o colégio Polos, onde também conheci minha esposa Joziane. Eu me sinto iguatuense. Eu sou iguatuense, eu escolhi essa terra porque aqui as pessoas são fáceis de fazer amizade, pessoas simples”, finalizou Elder Costa, emocionado e agradecido acrescentando que o reconhecimento é estendido a todos os funcionários da escola.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *