Escolas adotam sistema on-line após retorno das férias

02/05/2020

As escolas que deram férias coletivas aos estudantes no final de março estão às voltas com o retorno das aulas previsto para a primeira semana de maio, e agora com uma inovação, aulas on-line. A proposta é trabalhar os conteúdos, mas de forma diferente, ou seja, professor na escola, aluno em casa. As escolas vão usar recurso de audiovisual com o auxílio da internet para transmitir as aulas em tempo real direto da sede. Tudo para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus, respeitando as normas estabelecidas em decretos governamentais e conforme as recomendações da OMS-Organização Mundial da Saúde.

Alta resolução

A escola Modelo, uma das unidades de ensino da rede particular, há cerca de duas semanas já vinha se preparando para retornar com as aulas on-line. A escola investiu em equipamentos (câmeras de vídeo) de alta resolução e com alto poder de captação de áudio e imagem para fazer conteúdos chegaram com qualidade às casas dos estudantes. O professor Elder Costa que montou o projeto, também elaborou o cronograma de funcionamento. Ele explicou que serão utilizadas 04 salas de aula, de onde serão feitas as transmissões simultaneamente, e os professores também se revezarão para aplicar os conteúdos. O restante, segundo ele, serão atividades que seguirão cronograma de atividades extraclasse, quando os estudantes poderão fazer off-line. Elder Costa gravou um vídeo para divulgar nas redes sociais como será a parte operacional das aulas, explicando cada etapa e a transição de uma sala para outras e os espaços entre as aulas, que atenderão a um intervalo de apenas 5 minutos. O cronograma, segundo Elder, vai atender a todas as séries, nos dois turnos, manhã e tarde.

Professor Elder Costa, da Escola Modelo explicou em vídeo como funcionará o cronograma de aulas com o novo sistema on-line

Vídeo-aula

A escola da educação infantil e fundamental Estação da Criança, que também deu férias antecipadas, usará um recurso digital. Não serão aulas on-line ao vivo, mas outro recurso de plataforma, com a disponibilidade de vídeo-aula. Através da plataforma ‘Potitivo on’, os conteúdos são disponibilizados para as crianças seguindo cronograma curricular elaborado pela equipe pedagógica da instituição. Serão duas aulas por dia, e as crianças terão acesso aos conteúdos usando login e senha.

Monteiro Filho, diretor-geral, explicou que o formato de ‘aulas remotas’ atende parecer do Conselho Nacional de Educação, com o aval do MEC, que permite o funcionamento de aulas não presenciais na educação infantil e fundamental I. Segundo ele, as aulas na Estação da Criança haviam sido suspensas em 19 de março, por causa do agravamento com o coronavírus. As aulas que não foram aplicadas até o final do mês, antes das férias antecipadas, serão recuperadas.

Em tempo real

No colégio Polos, também da rede particular, as aulas serão on-line em tempo real e atenderão a todas as séries da educação infantil’ ao pré-vestibular. “Temos salas preparadas para os professores que não têm a estrutura adequada em sua casa e para os que moram em outras cidades, como no Juazeiro e Crato. Eles já montaram um pequeno estúdio em suas casas”, informou a diretora Virgínia Montenegro.

De acordo com Virgínia, “as aulas serão reduzidas para não cansar muito os alunos, mas tudo dentro das orientações do SFB (Sistema Farias Brito), usando a plataforma Zoom e a agenda Edu, no primeiro momento. Ela enfatizou que “tudo é muito novo, mas é isso o que as escolas podem utilizar no momento e eu creio que pela experiência dos nossos professores e pela vontade e empenho de toda a equipe, nós conseguiremos oferecer um bom trabalho, pois é isso o que o Polos tem feito ao longo dos anos”, pontuou.

“Estou com grandes expectativas para as aulas on-line, mesmo sabendo que não terão a mesma efetividade das presenciais, pois sabemos que é a melhor forma de ensino. É louvável a iniciativa da escola para dar continuidade a seus conteúdos amenizando os prejuízos da aprendizagem em meio a tudo isso que estamos passando. E espero que logo possamos retornar à normalidade. Porque é muito importante esse contato que acontece com os colegas e professores, sabendo que influencia muito no aprendizado, pois esse convívio é uma troca de saberes e experiências onde um ajuda o outro, sendo assim, infelizmente nós tentaremos amenizar essa distância física, pois o contato e o afeto é necessário para qualquer pessoa”.

Nilberto Rodrigues, 16, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Modelo, mora em Várzea Alegre

“Tentando encarar de maneira calma, não deixar de estudar, e não acabar com a rotina que já foi construída no início do ano e nos anos anteriores. Claro que estar em casa é diferente de estar na escola, pois, muitos fatores podem atrapalhar os estudos em casa, desde a internet até os familiares, por não compreenderem o momento dos alunos. Porém, os alunos devem sempre conversar e avisar quando for estudar para não serem atrapalhados, além de serem decisivos na escolha de passar em um vestibular e não procrastinar as obrigações diárias”.

Lorena Gonçalves Silva, 19, mora em Quixelô, (aluna ouvinte no 3º ano médio da Escola Modelo) aspirante a Medicina

“Assim, minha visão sobre isso, creio eu que seja também a visão da maioria dos alunos que estão passando por essa mesma situação, é que as aulas on-line nunca irão ser melhores que as presenciais. Essa mudança está sendo bem complicada pelo devido fato de que eu esteja no terceiro ano do ensino médio e minha rotina de estudos mudou completamente. Ter aulas presenciais estimula bastante o aluno, e a dedicação dele se torna maior. E eu encaro essa mudança com muita dificuldade em questão das aulas, porque não estou total 100% em casa, eu trabalho também, não só estudo. Está sendo péssimo conviver com essa pandemia.”

Sárgila Paz, estudante do 3º ano médio da Escola Modelo, mora em Jucás

“Pra mim é tranquilo. Já tenho essa experiência há um bom tempo. Tenho mais de 30 aulas no canal ‘Humanas em Foco’ no YouTube e a Escola Modelo disponibiliza uma plataforma excelente para essa nova experiência. Eu, por exemplo, resido em Crato, vou trabalhar a partir de casa. Já vínhamos testando o método ao longo de duas semanas. Tudo tranquilo sim”.

Hugo Esmeraldo, professor de História da Escola Modelo

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