Escolinha de Futebol do Cláudio transforma vidas revelando talentos

25/02/2023

 

As aulas acontecem nas tardes das terças e quintas-feiras, no campinho do Clube Recreativo Iguatuense – CRI, onde está há 18 anos, dos 27 de existência da Escolinha de Futebol do Professor Cláudio Santos. Ao longo desse tempo, muitas crianças, adolescentes e jovens passaram pelo crivo do professor Cláudio, como é chamado.

Um dos mais recentes alunos é Samuel Uchoa, 12, que há seis meses passou a praticar o esporte de que mais gosta. Ele mora na zona rural, Sítio Santa Rosa, tem muita animação e entusiasmo para as atividades. “O sonho dele é ser jogador de futebol, desde pequeno sempre gostou de brincar de bola e joga mesmo pra valer. A gente passou a acreditar nesse sonho dele. Eu e a mãe dele seguimos, mesmo correndo contra o tempo, mas estamos juntos em todos os momentos”, contou Francisco Dinemas, pai do jovem atleta, afirmando a importância de investir mais na prática esportiva para as crianças. “Se realmente as autoridades vissem os esportes como outros olhos, não digo só o futebol, a realidade das crianças seria outra. Eu tiro pelo meu filho: melhorou no rendimento escolar, deixou mais de lado celular, até o comportamento dele mudou. Está mais centrado. Eu vejo isso o professor cobrando deles. Isso é importante”.

Palavras também afirmadas pelo jovem Samuel. “Meu pai queria me colocar em outras escolinhas, mas eu soube dessa do professor Cláudio, porque um amigo meu faz e sempre queria vir pra cá. Deu certo. Eu estou gostando demais. Mais do que eu esperava”.

Trajetória

A escolinha desenvolve, há 27 anos, trabalho de responsabilidade social que gera oportunidades para crianças e adolescentes através do esporte, tendo como base o futebol. A iniciativa surgiu depois do atleta deixar o esporte profissional, e investir no sonho de poder ajudar as crianças e adolescentes, repassando seus conhecimentos e técnicas aprendidas com o futebol. “Eu tive essa oportunidade quando criança, meu pai foi ex-atleta profissional, outros meus irmãos jogaram futebol profissional. Desde que deixei o futebol profissional, voltei a morar em Iguatu e começamos aqui esse projeto. Joguei 18 anos como profissional”, destacou Cláudio.

Um dos objetivos não é só formar atletas, mas mudar vidas, segundo o ex-jogador profissional, que atuou em grandes times. O desportista já jogou no time do coração Ceará Sporting Clube, em que atuou por quatro anos, participou de competições nacionais sendo bicampeão estadual nos anos de 1989 e 1990. “Há 27 anos, a gente vem junto a nossa família com esse projeto, revelando craques e formando cidadãos. Eu que tive a oportunidade de ser um jogador, faço hoje dando oportunidades aos garotos, aqueles que chegam para fazer parte do nosso projeto”. Cláudio destacou o apoio que as famílias e empresários têm com a escolinha apostando no futuro promissor desses atletas.

Visita

O jovem Carlos Elias, que atualmente integra a categoria de base do Fortaleza Esporte Clube, nesta semana, em visita a sua cidade natal, aproveitou a oportunidade para rever o professor Cláudio e também bater uma bolinha e contar sua experiência já vivida para os alunos. Elias é empresariado por Alex Oliveira. Além de Elias, a escolinha de futebol tem na trajetória outros grandes talentos para o futebol. “Como Kaleu, que esteve no Grêmio, na seleção brasileira sub-15. O Lucas, que esteve no América de Natal, foi vice-campeão mundial sub-17, no Corinthians. O Gabriel Palmieri, que esteve na base do Ceará e jogou em clubes da Europa. Luiz Miguel, do Vitória da Bahia. Arthur, no Mauá em São Paulo, e o David Viana, que chegou à escolinha com 5 anos, e hoje está no Flamengo. Tem muitos outros atletas nossos aqui que mostram amor e técnica pelo futebol. Entretanto, não é fácil manter as atividades, o projeto conta com o apoio dos pais e de alguns parceiros, entre esses o clube onde funciona a escolinha. Essa é um pouco da nossa trajetória há 27 anos, revelando craques e formando cidadãos. Temos que agradecer ao pessoal do CRI, que tem nos apoiado nesses 18 anos de luta”, finalizou Cláudio.

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *