O governador Camilo Santana anunciou, na quarta-feira, 30, a ampliação da oferta de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) em Iguatu. A partir de agosto, a jornada prolongada será realidade na Escola Governador Adauto Bezerra. Por sua vez a rede municipal se articula para lançar sua primeira unidade de ensino fundamental na mesma modalidade.
Iguatu, sede da CREDE 16, já contava com três Escolas em Tempo integral, duas escolas profissionais e agora será iniciada a transição de Escola Regular para Tempo Integral a Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, a partir de agosto, a jornada prolongada será com as turmas da 1ª série do Ensino Médio. “O modelo de nova EEMTI Governador Adauto Bezerra em Iguatu faz parte de uma política iniciada pelo Governo do Ceará, por meio da Seduc, e da CREDE 16 que viu a importância desta implantação, a iniciativa se consolidou como uma estratégia para garantir educação de qualidade”, afirmou Erenice Santos Coordenadora da CREDE-16.
A comunidade gestora da instituição celebrou o momento. “Estamos muito felizes com esta oportunidade de transformação para Escola de Tempo Integral, pois este avanço vai contribuir com a escola para oferecermos uma educação de qualidade com equidade, tendo em vista que teremos mais tempo com os nossos alunos dentro da unidade escolar com atividades diferenciadas, visando desenvolver nos educandos a autonomia, a criatividade e o protagonismo juvenil”, ressaltou o diretor José Gutemberges Paulino de Oliveira.
Instituições das cidades de Acopiara e Quixelô, municípios que compõem a CREDE de Iguatu, também tiveram ampliada a oferta de tempo integral.
Rede Municipal
A rede de ensino municipal de Iguatu possui 10 escolas de Educação Infantil em Tempo Integral e está sendo construída a proposta para o Ensino Fundamental, como experiência-piloto. Ainda sem previsão de implantação por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Ensino Superior, é estudada a implantação na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Bairro Prado, a modalidade de sucesso a nível de estado.
Para a secretária Marluce Torquato, a proposta para o município poderá ser o caminho para a melhoria do ensino e de contribuir significativamente para garantir a qualidade do ensino aprendizagem e do rendimento escolar, na medida em que for desenvolvido um currículo integrador com aprofundamento e amplitude dos conhecimentos, relacionados à realidade da comunidade local. “É um projeto que precisa ser bem estruturado e organizado, requer o envolvimento de todo o corpo escolar como também da comunidade escolar e do governo em suas diversas frentes, visando organização e preparação para enfrentar os desafios apresentados, pois exige mais do que compromissos: impõe também e principalmente o projeto pedagógico, formação de seus agentes, meios para sua implantação e melhorias ao longo do seu desenvolvimento”, ressaltou.
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