Estudantes criam projeto de ‘Primeiros Socorros’ em casa

17/07/2021

Os estudantes do 3º ano do ensino médio da escola de ensino profissionalizante Amélia Figueiredo de Lavor criaram um projeto para ajudar as pessoas com técnicas de primeiros socorros em casa. Eles são do curso técnico de Enfermagem da referida unidade de ensino profissionalizante, e uma das exigências da grade curricular do curso é o estágio prático no último semestre, antes da conclusão das atividades. Como isso não está sendo possível, devido à pandemia, então os 38 estudantes tiveram que encontrar uma forma de realizar as atividades práticas, mesmo que de forma remota. O projeto é coordenado pela orientadora de estágio Laísla Monique da Silva Gomes, que auxilia na realização da ação. Os estudantes ingressaram no curso técnico de Enfermagem em 2019.

De acordo com a estudante Júlia Isabel Félix de Souza, 17, a intenção é auxiliar orientando quanto à execução de técnicas simples que podem ser decisivas pela vida de alguém numa situação de emergência. “São exatamente essas técnicas que os estudantes aprendem no curso profissionalizante de ‘Técnicas de Enfermagem’ e como aplicá-las”, afirmou a estudante.

Júlia explicou que o grupo criou as peças de comunicação, usando cartazes e vídeos para orientar as pessoas como agir em casa, nos primeiros socorros nos casos de pequenos acidentes domésticos, em que uma ação de primeiro socorro pode ser decisiva entre a vida e a morte, até que a vítima chegue à unidade de saúde mais próxima. Casos como quedas, engasgos, afogamentos, queimaduras e outros, em que, a pessoas aprendendo técnicas simples pode salvar a vida de alguém. Fazer ressuscitação com massagem no peito, respiração boca-a-boca e outras técnicas que são vitais nos primeiros socorros.

Num dos vídeos, é feita uma simulação de uma ocorrência de ‘engasgo’ com uma criança recém-nascida, situação muito corriqueira, principalmente com mães de primeiro filho. No vídeo a estudante Débora Bento de Araújo, usando um boneco, mostra como a mãe deve proceder nos casos em que o bebê fique sem respirar engasgado com leite ou outro objeto, que obstrua as vias respiratórias.

Ainda de acordo com Júlia Isabel, o projeto executado pela turma do 3º ano é de suma importância, pois para a conclusão do curso é necessária a realização do estágio profissional. “No atual cenário de pandemia, estamos realizando um projeto social como forma de diminuir a carga horária presencial do estágio, vai ser o diferencial na conclusão do nosso curso”, lembrou.

Turma do 3º Ano, curso técnico de Enfermagem, da Escola Amélia Figueiredo de Lavor, imagem produzida em evento científico-pedagógico

Salvar vidas

Com o tema ‘Primeiros Socorros em Casa’, o projeto de cunho informativo e pedagógico objetiva, além de atender a carga horária do estágio em campo, democratizar o acesso às informações, de como a população pode ajudar a salvar uma vida, nos pequenos acidentes domésticos que evoluam para situações de emergência, ocorrências essas que são comuns no dia-a-dia das pessoas. A ideia principal é transmitir informações usando técnicas de comunicação por vídeo e foto, com cartazes e principalmente por vídeos, como forma de simplificar a captação da informação por parte do interlocutor.

“É com imensa satisfação que estou coordenando esse projeto de suma importância para a população, pois esses conhecimentos em primeiros socorros nos ajudam em várias situações do nosso cotidiano podendo até salvar vidas, ou mesmo auxiliar em alguns procedimentos até a chegada de um suporte especializado. Além de professora e orientadora do curso de Enfermagem da escola profissionalizante Amélia Figueiredo de lavor, sou enfermeira intervencionista do SAMU Iguatu. Poder contribuir com a minha experiência nesse projeto é muito gratificante”, declarou a professora Laísla Monique da Silva Gomes.

Os estudantes estão executando um projeto de conclusão de curso em que orienta a população, através de vídeos e outras ferramentas de comunicação, ‘primeiros socorros’

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