Ficou encerrada na quinta-feira, 25, a 4ª edição da Semana Acadêmica da UNIPLAN. Com tema o ‘Conquistas Invisíveis: Desafios, Resiliência e Triunfos no Mundo Profissional da Pessoa Negra’, a instituição de ensino superior, entre outras instituições que compõem o polo universitário de Iguatu, teve na programação palestras, minicursos, COM temas ligados à saúde mental e do corpo.
A programação da semana foi centrada na unidade polo da instituição na Av. Agenor Araújo, colégio Polos, onde atende estudantes de Iguatu e de outros municípios.
A programação envolveu a realização de minicursos, palestras temáticas, café literário, rodas de conversas e outras atividades teóricas e práticas, com o envolvimento da comunidade acadêmica, professores e coordenação. Os minicursos foram ministrados nas próprias salas de aulas, com aulas teóricas e práticas nos temas sugeridos.
Estefson Bezerra, gestor educacional do polo de Iguatu, informou que todas as atividades foram planejadas no contexto dos cursos que a instituição oferece. “Estudantes e professores puderam compartilhar ideias e pensamentos em trabalhos teóricos e práticos, de modo que os cursos puderam interagir entre eles mesmos”, declarou.
De acordo com Estefson, a ideia foi proporcionar aos estudantes a exposição dos temas do interesse, ao mesmo tempo propor a interação entre os acadêmicos. “Criamos um ambiente acadêmico científico, com debates, diálogos, ao mesmo tempo em que os acadêmicos puderam interagir mais, sair um pouco da sala de aula, ir ao pátio, com isto produzimos aprendizado”, frisou.
Uma das palestras mais concorridas foi sobre a prevenção de casos de suicídio, ministrada pelo sargento Adalto, do Corpo de Bombeiros. “Durante a palestra, estudantes puderam interagir sobre ressignificar a vida, trabalho, carreira, família em que o indivíduo, estando em crise emocional é levado a procurar o ‘norte’ do nosso mundo”, destacou.
Os minicursos realizados foram o prático de ‘Quiropraxia sobre o esqueleto Axial’, com Gean Nascimento, o de ‘Massoterapêuta, Quiropraxista e Acunputurista’, com Paulo Yvani, educador físico e massoterapeuta. Os estudantes viram na teoria e prática as manobras feitas pelos profissionais sobre como identificar situações de desconforto do corpo com o surgindo de dores localizadas, envolvendo músculos, quadril, tórax e coluna cervical.
A programação se estendeu com a realização de outros minicursos “Reabilitação de Joelho’, ‘Assistência aos primeiros socorros’, palestra com a farmacêutica Rebeca Braz, com o tema ‘A atuação do farmacêutico no cuidado à Saúde Integral da Mulher’.
0 comentários