Excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho são a maioria das multas

28/12/2019

O DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Iguatu apresentou dados sobre as infrações de trânsito mais cometidas na cidade durante o ano de 2019. No centro e ruas de bairros, é fácil flagrar condutores de veículos cometendo algum tipo de infração. Em pouco tempo que a nossa reportagem ficou no cruzamento das ruas João Pessoa com Virgílio Correia, foram flagradas infrações. Em uma delas o condutor de uma moto estava usando capacete, mas de forma errada, o equipamento de segurança só estava colocado sobre a cabeça (seguro pela testa). Uma senhora teve que apressar o passo para sair logo da faixa de pedestre, porque o sinal abriu e alguns motociclistas não esperaram que ela continuasse a travessia.

Quem anda a pé pelo centro de Iguatu não se sente seguro. “Não só pelo centro, mas nos bairros, as pessoas não têm mais paciência. Parece que o mundo está se acabando. Correria sem fim. Eu ando com medo mesmo de ser atropelado”, comentou o pedreiro Francisco Idevan.

O fluxo de veículos e pedestres é intenso no centro da cidade, principalmente nos horários de pico, o que pode ocasionar acidentes ou multas. “A gente ia sofrendo um acidente esses dias aqui. O carro em que a gente estava ia batendo num motoqueiro que ia batendo na gente ultrapassando pelo lado errado. Se não eu entro ligeiro no carro e fecho a porta, ele tinha arrastado tudo”, afirmou a dona de casa Ivaneide Silva.

8.202 multas

De acordo levantamento feito pelo DEMUTRAN, a maioria das multas aplicadas por meio eletrônico, ou seja, foto sensor, são porque os condutores transitam em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, e avanço do sinal vermelho. Somente neste ano foram aplicadas nesses dois tipos de infrações: 8.202 multas. Quando comparada à aplicação de multas por agentes de trânsito: estacionar em local em desacordo com a regulamentação específica, foram registradas 1.040 infracções. Em segundo lugar, a mais cometida por condutores de veículos em Iguatu: conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o uso do capacete, foram 679 infrações.

Cemitério de motos

Antônio Filho, secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, afirmou que a segurança no trânsito é o foco do trabalho realizado durante todo o ano pelo DEMUTRAN. São ações permanentes que visam a orientar os condutores com o objetivo de evitar acidentes proporcionando um trânsito mais seguro para todos. No pátio externo do DEMUTRAN, há centenas de veículos entre carros e motos apreendidas por estarem com alguma irregularidade ou envolvidos em acidentes.

Apesar do grande fluxo de veículos circulando na cidade, o DEMUTRAN classifica como positivas as ações voltadas para intensificar campanhas educativas e fiscalização no trânsito em Iguatu.

Multas

Valor da multa por excesso de velocidade até 20% acima do limite permitido. O inciso I do art. 218 apresenta o primeiro caso de excesso de velocidade: até 20% acima do limite permitido na via. Neste caso, a infração é considerada média. O valor da multa, portanto, é de R$ 130,16 e a infração gera 4 pontos na CNH.

Passar no sinal vermelho é uma das infrações enquadradas na categoria gravíssima, e que pode ocasionar acidentes sérios, entretanto, esta multa é uma das mais comuns em todo o mundo, e não seria diferente no Brasil.

Mesmo com a atualização das regras do Detran do último ano, que endureceram as punições, a infração por avançar o sinal vermelho continua sendo enquadrada na mesma categoria de antes:

Multa gravíssima – 7 pontos – R$294,47 No caso de infração seguida de acidente com vítimas, o infrator além da multa poderá responder judicialmente.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *