Expectativa para 2021

A cada novo ano que se inicia, surgem sonhos, projetos, esperanças, além de se fazer uma análise do ano que passou. O A Praça colheu depoimentos sobre as expectativas dos iguatuenses representantes de classe, entidades bem como representantes públicos. É possível prever como será 2021? Há alguma receita para que seja um ano melhor do que os anteriores?

02/01/2021

“Minha expectativa é que 2021 seja bem melhor que 2020. Que seja um ano de superação, e que sejamos resilientes, sempre olhando para a frente, esquecendo o passado. Esperamos que a vacina finalmente chegue para todos, e que tenhamos mais segurança em nossos estabelecimentos comerciais para que assim nosso varejo possa crescer, com a geração de emprego e renda para o nosso município. Aproveitando o ensejo desejo a todos os nossos associados, diretores e parceiros, um 2021 cheio de muita paz, saúde e prosperidade para todos. São os votos de todos nós que fazemos a CDL de Iguatu”.

Francisco José Mota Luciano – Presidente da CDL Iguatu

“Na entrada do novo ano de 2021, uno-me ao salmista para desejar aos leitores do jornal A Praça que ‘Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós’. É o novo tempo de construção dos bons desejos. É o bom tempo de construção do melhor mundo possível. É o feliz tempo da realização da vitória da saúde sobre a doença, do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte. Vacinados, nós venceremos a pandemia em 2021! Haja paz e prosperidade no Brasil, no Ceará e Iguatu. Superem-se o radicalismo político e o extremismo ideológico, no diálogo com todos e no respeito pelas diferenças. Promova-se a cultura do encontro”.

Dom Edson de Castro, Bispo Diocesano de Iguatu

“Espero que 2021 seja o ano que a gente possa recuperar o que precisou evitar em 2020 para assegurar nossa saúde: abraços, apertos de mãos, reuniões com amigos e familiares, todo aquele afeto e alegria que são nossas características mais marcantes. Que, através do nosso trabalho na Assembleia Legislativa, possamos assegurar o bem-estar e a saúde dos cearenses, para que juntos possamos sair desse momento tão difícil de pandemia. Para esse novo ano que chega, renovo minha a esperança em dias melhores para o povo de Iguatu e de todo o Ceará. Estarei trabalhando incansavelmente para que a gente alcance, cada vez mais, conquistas significativas e que façam a diferença na vida da nossa gente. Um 2021 de muita saúde e vitórias!”

Marcos Sobreira, deputado estadual

“Minha expectativa é que será mais um ano de desafios, superação e de um novo tempo. Primeiro rezar e pedir a Deus pelo fim da pandemia. Já economicamente não sabemos como ficará nossa economia diante desse cenário de aumento de preços em todo segmento e falta de produtos, mas ficamos esperançosos, pois segundo especialistas a expectativa é de um crescimento de 3 a 4% no PIB e com isso a volta gradual da oferta no mercado de trabalho”.

Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, Presidente do Sindilojas

“O Brasil vive momentos difíceis no que se refere aos aspectos econômico e social, nos últimos anos estamos enfrentando dificuldades no desenvolvimento econômico com queda na economia, má distribuição de renda e retirada de direitos trabalhistas e sociais. No ano de 2020 essa situação se agravou com a crise sanitária advinda da pandemia do Coronavirus, que agravou consideravelmente os problemas já existentes no nosso país. Nossa expectativa para o novo ano que se inicia é a esperança de dias melhores. No que se refere a pandemia, esperamos que seja solucionada com a vacina – que seja iniciada o mais breve possível no Brasil. Apesar da economia não está bem, nossa expectativa é que comece a reagir e volte a geração de empregos, respeitando os direitos dos(as) trabalhadores(as). No que depender da classe trabalhadora, o Brasil vai voltar a crescer.”

Francimar Silva – Presidente do Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região – Presidente da FETRACE-Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e serviços do estado do Ceará

“Engana-se quem acredita que apenas as vitórias merecem regozijo, festejos, congratulações. O mais importante não é o resultado em si. Não é erguer o troféu de vencedor. O aprendizado, durante o processo da caminhada, é que dá o real sentido à vida. Afinal, nossa maior luta é aquela que travamos contra nós mesmos, trabalhando a língua, o orgulho, a vaidade, a soberba. Tivemos um 2020 pedregoso, gasturento, cheio de incertezas, ansiedades, temores… mas estamos aqui, vivos. Portanto, num ano especial, onde tudo foi multiplicado por 100, sejamos 100 mais gratos. Por cada dificuldade pela qual passamos em 2020, demos graças ao Senhor, nosso Deus! Nunca foi tão necessário agradecer e perceber que a vida é uma joia rara que lapidamos diariamente, com tanta pressa, que nos esquecemos de viver. Mais amor, menos desamor, mais nós, menos eu. São desejos e expectativas”. Feliz 2021! Deus te abençoe!

Tenente-coronel Nijair Araújo Pinto, comandante 4º BBM Iguatu

“Sempre na história da humanidade os “tempos ruins” geraram grandes seres humanos, os quais mudaram para melhor o rumo da civilização. Em tempos turbulentos devemos usar as adversidades para sairmos fortalecidos da alma, mesmo que padecidos do corpo. Então, com certeza estou convicto que 2021 será de grandes transformações. Ruptura do atual estágio da humanidade, que possibilita mudanças e espaços para evoluirmos como seres humanos e como nações”.

Marcos Sandro Nazaré de Lira, delegado regional Polícia Civil

“Estamos vivenciando momentos bem atípicos em nossas vidas, uma reflexão idiossincrática, profunda sendo tomada pelo homem na terra para que nossos valores, costumes, tradições e fé sejam revistos, para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. É na família por onde devemos começar rogando a Deus a misericórdia e o amor entre todos. Acredito nessa receita para que tudo em uma sociedade funcione dentro de uma expectativa. Deus abençoe ao meu povo. Cuidem-se. Respeitem os limites. Não brinquem com a vida. Respeitem as recomendações dos órgãos de saúde e de nosso governo. Já tivemos muitas perdas, perdas insuperáveis de amigos e familiares com a COVID-19. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Salmos 118:24). Feliz Ano Novo! Boas Festas com a Família!”

Tenente-coronel Giovani Sobreira Gomes, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar

“Entramos em 2021 com a esperança renovada de que a nossa sociedade sairá mais forte, mais solidária e mais humana depois desse ano tão difícil pelo qual passamos. Em um ano em que um vírus invisível e silencioso levou-nos tantas pessoas, fica, principalmente, a lição de humildade, tão vulneráveis que somos – homens ou mulheres, ricos ou pobres, brancos ou negros. Minha expectativa, portanto, é que cada um de nós tenha aprendido a valorizar o que deve ser valorizado: nossa saúde, nosso bem-estar físico e mental, nossa família, nossos amigos, nosso próximo. No campo coletivo, que os nossos gestores tenham consciência da responsabilidade que lhes foi passada pelo povo; que o interesse público seja finalmente priorizado, em relação a interesses pessoais e/ou de grupos; que entendam que a probidade e o zelo com a coisa e o dinheiro público seja a maior contribuição que podem deixar nesse caminho por uma sociedade mais justa e inclusiva”.

Fábio Vinicius Ottoni, Promotor de Justiça

“Quando falamos em expectativa para a Construção Civil em 2021, é inevitável refletir sobre as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19. Entre as empresas do setor, o isolamento social, a adoção do home Office e a crise econômica atrelada a um ambiente de incertezas, impulsionaram transformações. Retomada esperada, após tudo o que aconteceu em 2020, projeta-se uma retomada dos negócios permeada por um “novo normal” em 2021. Alguns números justificam essa percepção. O primeiro deles é o aumento do emprego no setor a partir de junho de 2020, conforme a Sondagem Nacional da Construção da FGV/IBRE. Além disso, a redução da taxa de juros dá protagonismo ao investimento em imóveis e também anima as famílias para a aquisição da casa própria para 2021”.

Kaoma Pereira, Presidente do SINDUSCON Região Centro-Sul

“Os efeitos do atípico ano de 2020, como em toda a sociedade brasileira, atingiram a atividade advocatícia de forma intensa negativamente, eis que mitigou o exercício do advogado na luta pelo Direito do cidadão. As dificuldades foram inúmeras e atingiu impiedosamente o cidadão comum que procura no Advogado a âncora para ter o seu direito reconhecido. Acredito que o novo ano de 2021 será um período de adequações e aprendizagem quanto à situação social gerada no ano de 2020, em que a sociedade, e inclusive a Advocacia, irá se adequar aos novos tempos, produzindo e idealizando meios para alcançar a superação dos empecilhos suscitados pela crise pandêmica. Assim, o ano de 2021 será um ano de superação”

Danilson Passos, Advogado, presidente da OAB.CE – Subsecção Iguatu

“Antes de iniciarmos nossas breves considerações sobre as expectativas para o ano de 2021, quero me solidarizar com as milhares de famílias cearenses, e do nosso país, que perderam seus entes queridos por conta da Covid-19. Este ano de 2020 foi muito difícil no âmbito da saúde pública e até na economia. Na Assembleia, como deputado, procuramos dar a nossa contribuição, elaborando e aprovando projetos de interesse da população, principalmente no combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus.  Para 2021, a expectativa é que possamos ter um ano de muitos avanços, que a população possa ser vacinada, e que assim possamos voltar à normalidade. No âmbito do nosso mandato na Assembleia, vamos continuar trabalhando, focado no interesse coletivo, do bem comum, buscando sempre uma sociedade mais justa e igualitária, defendendo sempre, em primeiro lugar, os direitos dos que mais precisam. Aproveito a oportunidade para desejar a todos iguatuenses um feliz ano novo, e que Deus abençoe todos nós”

Agenor Neto, deputado estadual

“O ano de 2020 foi um ano muito difícil, todos esperavam que fosse o ano da retomada econômica, mas por conta da pandemia, acabou foi agravando ainda mais a crise da economia, afetando diretamente o planejamento que o Rotary Club de Iguatu havia feito para o ano rotário, pois ficamos sem nossa maior fonte de renda, a Exposição Agropecuária de Iguatu, festa tradicional do nosso município realizada a mais de 50 anos, com essa perda de receita, fomos obrigados a fazer uma drástica redução nos nossos projetos sociais. Com a chegada de 2021 e o início da vacinação em todo o mundo, nos traz a esperança de logo voltarmos à normalidade, consequentemente o Club sendo mais presente nas ações sociais que é o nosso forte. Desejamos um ano novo repleto de realizações e saúde para todos!”

Vagner Ferreira – Presidente do Rotary Club de Iguatu

O ano de 2020, apesar da crise da pandemia do novo coronavírus, terminou com um equilíbrio entre as receitas e despesas, tendo a Prefeitura de Iguatu realizado o pagamento dos salários de dezembro, do 13º dos servidores e demais despesas referentes ao ano que terminou. Os compromissos foram todos quitados, restando ainda a finalização do balanço para um levantamento do saldo que ficou disponível em caixa. Também foi um ano de eleições, um ano de muitas conquistas e vitórias. Poderíamos ter comemorado tudo isso, porém a Covid-19 nos tirou esse direito temporariamente. Tantos selos de reconhecimento, dentre eles, o do Unicef, credenciaram a minha fala acima. A saúde melhorou, melhoramos os espaços públicos, geramos empregos e renda para o povo através da vinda de novas empresas, investimos em habitação e o Município está pronto para alçar novos vôos. Conseguimos fazer muito no nosso primeiro mandato, mas óbvio que não conseguimos fazer tudo o que queríamos. Em vários setores não depende somente da nossa força de vontade, mas sim, de outras estruturas para que o resultado se concretize.  E mais: o resultado do trabalho não é mérito somente do prefeito ou gestores, mas sim, dos servidores que buscam o melhor pela administração pública. Os anseios que ficam são os mesmos desejados pela nossa população, cujo objetivo principal, assim como já fizemos até aqui, é ir em busca de verbas complementares, seja do Estado ou União, para que possamos assim apresentar mais resultados que beneficie toda a comunidade iguatuense. Acreditamos que 2021 será mais um ano de grandes vitórias e conquistas, principalmente com a possibilidade do fim dessa pandemia a partir da chegada da vacina. Para finalizar, queremos continuar sendo merecedores da confiança de cada irmão e irmã da minha amada terra Iguatu. Feliz 2021 a todos.

Ednaldo Lavor –  Prefeito de Iguatu

MAIS Notícias
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’

A Escola de Ensino Fundamental Francisco das Graças Alves Berto, CAIC, no Bairro João Paulo II, o Campus Humberto Teixeira e a Escola Maria Irismar Moreno Matos, no Distrito de Suassurana, foram espaços escolhidos para receber a exposição EntreolhARes, do artista...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *