Teve início na noite da terça-feira, 03, no Parque de Exposições Enéas Bandeira, em Iguatu, a 56ª Exposição Agropecuária – EXPOIGUATU 2019. Considerado o maior evento de agropecuária do Centro-Sul, a exposição conta com cerca de mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, não só da região, mas também de estados vizinhos. A exposição integra o circuito estadual de exposições agropecuárias, com apoio de outras secretarias e órgãos do Governo do Ceará.
Com programação diversa, toda estrutura do parque de 10 m² contempla desde pista de bovinos (raças pardo-suíço, gir e girolando), de caprinos e ovinos, e torneios leiteiros de bovinos e caprinos (sem definição de raça). O parque conta ainda com estrutura de estandes das instituições parceiras e de empresas agropecuárias, palco para shows culturais, feira de artesanato e churrascarias.
A organização estima uma movimentação de R$ 12 mi em negócios com a exposição que abrange ainda a parte industrial do agronegócio. Para o produtor do estado de Alagoas, Pedro Medeiros, vir ao Ceará é sempre um bom negócio. “A Exposição tem uma representatividade muito grande na nossa economia regional devido toda a história que temos, desde a nossa colonização, vinculada à bovinocultura de leite”, argumentou o produtor.
Conhecimento
A programação ofereceu dois seminários técnicos para produtores rurais na sexta-feira, 06, sobre ‘A volta do ouro branco’, no auditório do Rotary Club de Iguatu, e sobre cadeias produtivas do agronegócio – caprinocultura, ovinocultura, carcinocultura e palma forrageira.
Para o coordenador geral, Breno Teixeira, o evento movimenta a economia regional a partir de negócios realizados nos setores agropecuários, industriais, comércio, serviço, turismo e entretenimento. Desde 2004 à frente do evento, a organização estima que a EXPOIGUATU triplicou em participação. “Mesmo com crise, aumentamos em três vezes o número de baias, animais, expositores e de empresários. Pegamos um evento com baixa autoestima de participação e estamos tentando resgatar a credibilidade que ela merece”, disse Breno.
Troféu Roberto Costa
Há 11 anos é entregue o Troféu Roberto Costa a personalidades de Iguatu e do Estado. O Rotary Club de Iguatu hoje (sábado, 07) reconhece três nomes dentre eles o rotariano Mário Rodrigues, o professor Dijauma Honório, e o secretário de governo Nelson Martins. “É um dos prêmios mais tradicionais da cidade. E fazemos justiça com três personalidades de nossa cidade, Mário pela sua contribuição longeva ao clube no período em que foi presidente e nos dias de hoje. Dijauma Honório pelo apoio que sempre deu à exposição, e Nelson Martins pelo incentivo que deu enquanto secretário no fortalecimento da exposição agropecuária da cidade e articulação política na conquista de incentivos junto ao estado”, disse Fernando Araújo, presidente do Rotary.
Banco do Nordeste
Foi reagendada para hoje (sábado, 07) a presença o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Romildo Rolim. A presença da agência do banco é ativa dentro do parque com linhas de financiamento para a agricultura e pecuária no propósito de impulsionar os negócios. Caso se confirme a chegada de Rolim, será a primeira vez que um presidente da instituição financeira visita o município.
0 comentários