Expresso de Prata cruza o sertão de Tauá a Iguatu

03/12/2022

Diariamente, um comboio de topics, vans e micro-ônibus se desloca de cerca de 25 cidades de regiões do Sertão Central, Cariri Oeste, Vale do Salgado e Inhamuns para Iguatu, transportando passageiros que têm um destino certo: a busca por produtos e serviços no comércio de Iguatu.

É esta demanda que associada à clientela da cidade faz o comércio local ser o maior empregador gerando o maior número de postos de trabalho com carteira assinada. Entre topics, vans e micro-ônibus, são mais de 100 veículos que partem de seus destinos, diariamente, com exceção do domingo e feriados, trazendo e retornando com passageiros do comércio de Iguatu.

Entre os veículos que cruzam o sertão está o Expresso de Prata, um modelo de carro com capacidade para 20 passageiros, que se desloca do município de Tauá, na região dos Inhamuns para Iguatu, num percurso de 175 quilômetros. Cristiano Viana Araújo, o dono do veículo, informou que a ideia do nome surgiu por causa da cor do veículo, com predominância para a ‘prata’. O homem que pilota o carro coletivo é um ex-motorista de caminhão. Ele disse que foi na época em que foi aberta a licitação para edital de concorrência das cooperativas de topics, “Então vendi meu caminhão e comprei uma topic”.

Percurso

Ele trabalha com o assistente Diego Marcelino. Juntos, motorista e auxiliar partem de Tauá às 5h, desbravando a dureza das estradas desertas com pouco fluxo de carro, passando por outras cidades, Catarina, Acopiara, até chegar ao destino final, Iguatu.

No percurso por onde passa o Expresso de Prata, há locais quase desertos, com poucas casas, e aquele veículo é o único meio de transporte para os passageiros. Quem chegar atrasado ou perder a hora, tem que adiar a viagem para o dia seguinte.

Para transportar as bagagens dos passageiros, o empresário mandou montar um reboque fechado que viaja acoplado ao carro, sem ele ficaria difícil atender aos passageiros.

Cristiano explicou que para cumprir a missão é preciso acordar bem mais cedo, às 4h, preparar tudo e partir. Segundo ele, diariamente tem passageiro vindo e retornando. São consumidores de produtos e serviços, gente que vem comprar no comércio ou procurar atendimento de saúde e outras demandas. O retorno para Tauá se dá por volta das 13h. “É preciso sair cedo para não pernoitar na estrada”, explicou Cristiano. Mesmo saindo de Iguatu neste horário, por causa do pinga-pinga para deixar cada passageiro no seu destino, o Expresso de Prata só chega ao seu destino de retorno por volta das 17h, quando já é noite e só dá tempo esfriar o motor, para no dia seguinte começar tudo de novo.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *