Falta de chuva deixa gado magro e impacta setor agropecuário em Iguatu

Terra seca, sem pastagem nativa, e dificuldades para os criadores marcam o início da atual quadra chuvosa no sertão

02/02/2024

A falta de chuva no sertão cearense traz impactos negativos para os criadores de animais. Não há pastagem nativa. O gado está ficando magro e produtores já registram morte de bovinos. É o caso do criador Antônio de Clóvis, na localidade de Grossos, zona rural de Iguatu. “Neste mês de janeiro morreram cinco bois. Não tenho condições de comprar ração e alimentar os animais”, contou. “A terra está seca, sem pastagem nenhuma”.

A dificuldade de criação de gado de forma extensiva neste começo de quadra chuvosa (fevereiro a maio) gera preocupação entre os agricultores. Quem percorre áreas de criação de gado aqui na região Centro-Sul do Ceará, que depende da pastagem nativa para se alimentar, encontra a terra seca e os bichos soltos lambendo o chão atrás de algum capim.

“É um quadro desolador para os pequenos criadores”, pontua o veterinário do escritório da Ematerce, em Iguatu, Mauro Nogueira. “Só tivemos aquela chuva do dia 1º de janeiro passado e depois uma chuvinha fina, e infelizmente a previsão é de um período de chuva curto e abaixo da média”.

Os criadores observam que entre janeiro e dezembro passado não choveu no sertão local. Exceto a chuva da virada de 2023 para 2024, já são mais de oito meses de estio e isso contribuiu para a pastagem nativa morrer.

No último mês de janeiro, em Iguatu, a chuva ficou abaixo do esperado. Foram registrados 84% a menos no distrito de Quixoá e 40% de déficit na região do Baú. O esperado para o período é de 135mm.

E para agravar o quadro, este mês de fevereiro começa sem chuva. A previsão da meteorologia não é animadora. Chuva por aqui só a partir da segunda quinzena deste mês de fevereiro que deve se estender até março, isto é, um período muito curto de chuva ou como diz o sertanejo um inverno pequeno e ruim.

O produtor rural Graziano Sobreira Palácio tem condições de dar um pouco de sal mineral e ração para os animais e está reformado um pequeno açude em sua propriedade na localidade de Carnaúba, zona rural de Iguatu, mas teme que a chuva demore a molhar a terra para o nascimento da pastagem nativa. “Todos estão com dificuldades para segurar o gado, sem deixar cair. No meu caso, estou reforçando a alimentação com sal com proteína e complemento com concentrado – resíduo e massa de milho”.

Situação grave

Seca no campo, gado magro, sem ter a quem vender, falta de chuva e de pastagem nativa, resulta em prejuízo para o setor agropecuário. “Tivemos um crescimento na criação de gado de corte nos últimos dois anos, favorecidos por preço elevado da carne e de boas chuvas, mas agora a situação está invertida”, frisou Mauro Nogueira. “Quem tem gado não compra porque não tem como alimentar e gado magro ninguém quer e nem serve nem para o abate, por isso a situação é a cada dia mais grave”.

Sem chuva, por enquanto ninguém se arriscou a iniciar o plantio de sequeiro de grãos – milho e feijão – porque a terra está seca. “Vamos aguardar o tempo certo, mas incentivamos que precisamos plantar as culturas de subsistências e mantermos a esperança de que chove pelo menos neste mês, em março e um pouco em abril”, argumentou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Maria Guilherme. “Mesmo se plantar e não vingar, os restos culturais servem para alimentar o rebanho da agricultura de base familiar”.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *