O combate à hepatite tem sido bandeira do Rotary Internacional através de seus clubes de serviço. Na cidade de Iguatu, o Rotary Club de Iguatu tem envolvido entidades na campanha que visa a informar e a sensibilizar a comunidade local sobre a hepatite B e C, encorajando prevenção, diagnóstico e tratamento.
Nesta semana, na segunda-feira, 25, e terça-feira, 26, em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade São Francisco do Ceará – FASC e os rotarianos mobilizaram a rede de ensino superior com a realização de 172 testes na Clínica Escola da FASC. “Tivemos uma participação expressiva dos alunos de todos os cursos da faculdade. Foi um momento de muito aprendizado. Os acadêmicos de Farmácia conseguiram desenvolver o conteúdo, no que se refere à importância do acolhimento e cuidado com o paciente”, disse Ana Cristina Silva de Miranda, coordenadora do curso de Farmácia.
Os alunos passaram por capacitação sob supervisão da coordenação do curso que trabalha as metodologias de ensino, pesquisa e extensão. “Foi uma experiência muito boa de envolvimento de setores importantes. Cabe destacar que a hepatite C tem cura e a melhor forma de se prevenir é através do uso de preservativos nas relações sexuais e com o não compartilhamento de materiais contaminados. Já a hepatite B tem tratamento para não se tornar crônica e vacina como prevenção. Queremos aplicar 10 mil testes em nossa cidade”, disse Orlando Silveira, rotariano coordenador do projeto.
EXPOIGUATU/URCA
No mês de outubro o Rotary deve formar parceria com a comunidade acadêmica da Universidade Regional do Cariri (URCA-Iguatu). Durante as tradicionais festividades da EXPOIGUATU, na primeira semana de setembro, os rotarianos aplicaram 454 testes.
0 comentários